16 de jun. de 2021

Prefeitura de Cândido Mendes participa de reunião junto a Associação Quilombola de São José do Português



A Prefeitura Municipal de Cândido Mendes, através da Secretaria de Agricultura, participou na manhã da última segunda-feira (14), na escola Municipal Manoel Cândido Carvalhal de uma reunião junto a APRORQSP (Associação dos Pequenos Produtores Rurais Quilombolas de São José dos Portuguêses) e a AGERP (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão).

A reunião foi presidida por Raimunda do Espírito Santo Nascimento Coelho (Presidente da Associação), que solicitou da Prefeitura contrapartida de apoio referente a um caminhão para transporte de poupas de frutas, trator agrícola para arado, ramal para escuação de produção e sementes para plantio.

Raimunda Nascimento Coelho - Pres. da Associação

Édpo Carvalho Silva (Engenheiro Agronomo da AGERP), destacou a importância de um plano de desenvolvimento com mapeamento da quantidade de equitares, plantio e limite de cadeia produtiva, que servirá para ampliação dos trabalhos locais, como também, para expansão do fornecimento. Explicou sobre a importância da organização produtiva via associação e via individual e por fim, enfatizou que a comunidade deve provocar na AGERP visitas e auxílio técnico.


A Secretária Joana Costa Cunha representou o Prefeito José Bonifácio, que não pôde está presente devido uma agenda já programada na capital do Estado, agradeceu o convite e anunciou a disponibilidade do Prefeito quanto as demandas, tanto para a associação, quanto para o povoado. Discorreu sobre o sistema da DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), documento de identificação da agricultura familiar, que deve ser obtido pelo agricultor familiar (pessoa física) quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias. Anunciou e esclareceu sobre a parceria conquistada pelo gestor junto a Ambev, a qual, poderá englobar tanto a associação como os produtores da comunidade. 

Via Diego Rogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo