7 de jun. de 2021

Veja a carta/pedido de filiação do Secretário de estado da Educação Felipe camarão ao PT.


Companheiros e companheiras de luta,

Início assim, porque assim, desde sempre, os considero, pois em minha trajetória de vida pública, muitas e sucessivas vezes partilhamos a mesma trincheira, na busca por uma sociedade por iguais. Em minhas ações, o objetivo maior sempre foi o trabalhador e a trabalhadora. Para que a cidadania propiciada pelas políticas de estado chegue e sejam acessíveis. É com esse espírito que peço, com base no artigo 5º, do Estatuto do Partido dos Trabalhadores, minha filiação ao maior e mais importante partido da esquerda no Brasil, no Maranhão, e uma referência diante do mundo. Antes de comprometer-me com as obrigações partidárias, permitam-me fazer uma rápida apresentação de minha atuação na vida pública. 


Cursei Direito, na Universidade Federal do Maranhão, onde participei ativamente do movimento estudantil, tendo sido eleito representante discente no colegiado de curso. Fui aprovado no exame de ordem e nos concursos de analista do Tribunal de Justiça do Maranhão, escrivão da polícia civil do Maranhão e, finalmente, nos concursos de Procurador Federal e professor assistente da UFMA, cargos que exerço até os dias atuais. 


Aos 23 anos, assumi, pela primeira vez, um cargo de gestão pública, qual seja o de Superintendente do PROCON Maranhão. Após, exerci diversas chefias na Procuradoria Federal no Maranhão, inclusive a direção geral do órgão no Estado e a subchefia da Procuradoria na UFMA. Participei da equipe de transição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, tendo sido indicado, por ele, para o cargo de Secretário Municipal de Urbanismo e Habitação. Em 2014, participei da equipe de transição do Governador Flávio Dino e, em seu governo, já exerci os cargos de Secretário de Estado da Gestão e Previdência, da Cultura, de Governo, a Reitoria do IEMA e, hoje, acumulo a presidência da Fundação da Memória Republicana e o cargo de Secretário de Estado da Educação, cargo este no qual já estou à frente há 5 anos e 3 meses, sendo considerado o secretário que mais tempo esteve na pasta. Natural que a permanência muito se deve aos resultados do estado no IDEB, instituição de escolas de ensino médio em tempo integral, instituição dos Institutos de Educação do Maranhão, uma replica do Institutos Federais desbravados nos governos Lula e Dilma.


Academicamente, sou mestre em direito, pela UFMA e doutorando, pela mesma instituição. 


Em minha atuação, como já mencionei, a busca sempre foi garantir oportunidade e direitos a todas, todos e todes. Nas vezes em que passei pelo PROCON, órgão de defesa dos direitos do cidadão, o exercemos em plenitude; na Procuradoria Federal, atuo pela garantia da legalidade dos atos, em especial na UFMA, quando vi, de perto, a importância do Partido dos Trabalhadores na construção de uma educação pública de qualidade e inclusiva, com investimentos nunca dantes experimentados, em pesquisas, salários, regime de cotas, dentre tantas marcas. 


Enquanto Secretário de Educação do Estado, minha função principal, delegada pelo governador Flávio Dino, é levar oportunidade para o filho do trabalhador e da trabalhadora, para que possa ter chances iguais na busca pelo conhecimento. E é o que venho fazendo, por meio do Programa Escola Digna em suas diversas facetas, desde a substituição das escolas de taipa por escolas de alvenaria, até a alfabetização, por meio do programa “Sim, eu posso!”, em parceria com MST, FEATEMA e outras entidades da sociedade civil.


Por entender que, após anos de trabalho e dedicação para executar políticas públicas igualitárias e que gerem oportunidades, tenho meus ideais maduros e que me fazem entender estar em conexão com a história, objetivos e lutas do Partido dos Trabalhadores. Me apresento como soldado, estando a disposição do PT para quaisquer missão a mim delegada pelo partido, com convicção e certeza de proposito a ajudar os governos petistas na luta por uma sociedade justa e igualitária. Animado para fazer a campanha de Lula em 2022, para que o Maranhão e o Brasil volte a sorrir e ter esperança. Quem já fez, saberá fazer mais e melhor. Quero participar e construir esse Brasil possível. 

Com base em todo o exposto, venho, a este diretório, solicitar minha filiação, comprometendo-me com o estatuto e todos os manifestos do Partido.

Nestes termos, peço deferimento.

São Luís, 07 de junho de 2021.


Felipe Costa Camarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo