27 de jul. de 2021

600 OXÍMETROS E TERMÔMETROS ESTÃO SENDO DISTRIBUÍDOS PARA 26 MUNICÍPIOS DO MARANHÃO PARA O ENFRENTAMENTO À COVID-19

 


Vinte e quatro municípios do estado do Maranhão já receberam oxímetros e termômetros doados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). As cidades contempladas são consideradas prioritárias no recebimento de apoio para o enfrentamento da pandemia à Covid-19. As entregas estão sendo realizadas através da equipe da Força Estadual de Saúde (FESME).


Os municípios que já receberam os equipamentos são: Miranda do Norte; Santa Luzia; Bom Jesus das Selvas; Imperatriz; Gov. Edison Lobão; São João do Paraíso; Porto Franco; Montes Altos; Sítio Novo; Grajaú; Nova Colinas; Fortaleza dos Nogueiras; Alto Parnaíba; Loreto; Colinas; Lagoa do Mato; São José dos Basílios; São Luís Gonzaga; Duque Bacelar; Caxias; Monção; Tufilândia; Lima Campos e Bernardo do Mearim.


“Toda logística de distribuição foi pensada para atender às cidades que mais necessitariam de suporte nesse período da pandemia. Dessa forma, a parceria em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, a Força Estadual de Saúde, do Governo do Estado do Maranhão, e as Secretarias Municipais de Saúde desses municípios, nos permitiu que as doações chegassem para beneficiar o atendimento das populações mais vulneráveis no estado”, completou a chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva.


No total, 130 unidades de termômetro digital infravermelho de testa e 474 oxímetros de dedo foram distribuídos para as cidades a partir da necessidade de cada lugar através das Unidades da Atenção Primária à Saúde (UAPS). Atendidos a partir das suas especificidades, sua distribuição se deu conforme a elegibilidade adotada pelo UNICEF, quanto à vulnerabilidade social, estrutura de saneamento básico em escolas públicas, e presença de população quilombola e indígena.


Anúncios

“Receber esses equipamentos em nosso município foi muito importante pois os oxímetros, bem como os termômetros são diariamente utilizados nos atendimentos que prestamos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Há um fluxo constante de crianças, adolescentes, adultos e idosos que se beneficiam desses equipamentos. Hoje, nesse período de pandemia os materiais estão sendo de grande utilidade”, agradece a Secretária Municipal de Saúde de Alto Parnaíba, Bianca Bento de Sousa.


Na próxima semana os municípios de Luís Domingues e Maranhãozinho receberão as últimas encomendas desse cronograma de doações de oxímetros e termômetros para esta fase.


Áreas Prioritárias para o Unicef


No período da pandemia, o UNICEF analisa continuamente os dados socioeconômicos e epidemiológicos das regiões e municípios mais vulneráveis do Brasil para formular estratégias de atuação. Historicamente, são nessas áreas que os efeitos sistêmicos da pandemia são mais intensos, principalmente em aspectos como evasão escolar, aumento da pobreza e de casos de violência contra crianças e adolescentes. Cento e cinquenta municípios da Amazônia Legal e do Semiárido e 55 bairros de capitais foram escolhidos para a atuação direta do UNICEF e parceiros. Até o momento, mais de 380 mil pessoas foram beneficiadas pelos programas de apoio humanitário do UNICEF contra a covid19 no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo