8 de jul. de 2021

Em Timon, Governo do Estado inicia cursos do Trabalho Jovem e vistoria obras educacionais

 


Secretário Felipe Camarão recebe o Título de Cidadão Timonense


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nesta quarta-feira (7), no município de Timon, a aula inaugural dos cursos e oficinas para a qualificação profissional de adolescentes, jovens e adultos, que estão sendo ofertados por meio do Programa Trabalho Jovem. A aula inaugural contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, junto com a equipe da Seduc, estudantes e autoridades locais. Ao todo, estão sendo ofertadas, no município, 240 vagas, em 6 cursos.

“Milhares de maranhenses já fizeram cursos ofertados pelo IEMA [Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão] Vocacional e, hoje, estão no mercado de trabalho ou atuando com seus próprios negócios. Esses cursos são oportunidades para que as pessoas possam traçar o próprio caminho, pois, somente com educação e oportunidades que conseguimos combater as desigualdades sociais”, destacou o secretário.

“Mais do que obras, estamos tratando da transformação por meio de políticas públicas efetivas, por isso, o governador Flávio Dino investe tanto em educação. Hoje é um momento muito simbólico para essas comunidades que estão sendo beneficiadas com esses cursos”, completou Felipe Camarão.

Em Timon estão sendo ofertados os cursos de Corte e Costura, Estética, Mecânica de Motocicleta, Manicure e Pedicure, Pintor de Obras e o de Cabeleireiro, em turmas espalhadas pelos bairros da Vila Angélica, Parque Piauí e Cidade Nova 2.

“Esse curso me beneficia na área, porque tem uma empresa que quer contratar, mas é necessário ter o curso. Sempre gostei da área e tive muita vontade de aprender”, afirmou Beatriz Santos Fernandes, de 18 anos, que iniciou o curso de corte e costura.

“Já trabalho com isso e acho que o curso vai me aprimorar para eu poder ter uma renda melhor e ajudar minha família”, declarou Ylorrane Cristina Silva Assunção, 13 anos, que fará o curso de Manicure e Pedicure.

Outra ação realizada no município foi a entrega de kits escolares para os Centros Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva e Anna Bernardes, e para a Unidade Plena do IEMA. As unidades escolares receberam kits literários, pedagógicos, de informática e anti-Covid-19.

“É extremamente importante para a comunidade a visita do secretário à escola para que ele possa saber sobre o andamento da reforma e o atendimento ao nosso corpo discente. Isso mostra, também, o olhar sensível do secretário para com a comunidade e com quem é mais importante que é o estudante e seu projeto de vida”, disse o gestor geral do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira, professor Gideão Santos.

Vistorias

Durante o dia, o secretário Felipe Camarão, acompanhado de equipe técnica da Seduc, vistoriou obras em execução nos Centros de Ensino Deputado José Ribamar Elouf, Clodomir Millet e Robson Parente.

O Centro de Ensino Deputado José Ribamar Elouf está passando por uma ampla reforma, que inclui, ainda, a construção de quadra poliesportiva e uma praça para a prática de atividades físicas, com o objetivo de transformar o centro de ensino em uma escola de tempo integral, a partir de 2022.

O CE Clodomir Millet também está sendo completamente reformado, ampliado e ganhará uma quadra poliesportiva. Outro equipamento de esporte educacional que o município ganhará é a quadra poliesportiva que está em construção no CE Robson Parente.

Ainda no município, o secretário visitou a Casa Familiar Rural e a Fundação Cidadania. “Aproveitamos para dar uma excelente notícia para o município, que é a implantação da primeira unidade oficial do IEMA do Campo, que funcionará na atual Casa Familiar Rural. Mais uma grande ação do governo Flávio Dino para o município”, explicou o secretário.

Título de Cidadão Timonense

Ainda no município, o secretário Felipe Camarão foi condecorado, pela Câmara Municipal de Timon, com o Título de Cidadão Timonense, proposto por unanimidade entre todos os vereadores.

O presidente da Casa, vereador Uilma Resende, destaca que o título é uma forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo secretário à educação de Timon.

“Hoje todos os vereadores, independente de bandeira partidária, concedem esse título de cidadão timonense ao Felipe Camarão. Gostaria de parabenizar o governador Flávio Dino por sua decisão […], escolhendo um grande secretário, não só pela sua atuação como professor, mas pela sua inteligência e, acima de tudo, pela sua força de vontade de solucionar problemas do passado e ter uma visão para o futuro. Isso aqui que estamos fazendo é reconhecimento pelo seu esforço e pela força-tarefa que a Secretaria de Educação, junto com o governador faz. Não adiantava pagar o melhor salário do país se não desse uma estrutura melhor para as escolas. Assim como não adiantava só construir se não estivesse motivando os professores a trabalhar. E essa junção de esforços é que tem gerado esses resultados”, declarou Uilma Resende.

O secretário Felipe Camarão agradeceu a homenagem. “Quando assumi a Seduc, a maioria dos alunos não fazia o Ensino Médio em Timon. Quem podia estudava em Teresina. Nesses 5 anos e 3 meses de gestão, já reformamos e reconstruímos praticamente todas as escolas da rede estadual daqui. E eu não poderia deixar, de maneira alguma, de fazer um reconhecimento ao governador Flávio Dino, pois foi quem me deu a oportunidade de exercer esse cargo. Recebo com muita gratidão e muita responsabilidade de continuar meu trabalho pela cidade de Timon, para que os filhos daqui tenham cada vez mais orgulho de nascer, crescer e se desenvolver nesta cidade”, expressou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo