2 de ago. de 2021

Aulão ao vivo e simulado online marcam o encerramento do projeto Terceirão Não Tira Férias 2021

 


“As lives foram de grande valia para todos que puderam assistir. Com esse projeto eu pude me guiar e adquirir mais conhecimento, além de me apaixonar ainda mais pela área de Exatas, principalmente por conta da didática do professor Thyago Araújo”, disse Kadija Freitas Jurique Pereira, aluna da 1ª série do Centro Educa Mais Ana Isabel Tavares, escola da rede estadual de ensino, na cidade de Dom Pedro. Ela está entre os milhares de estudantes de escolas públicas estaduais que participaram do Terceirão Não Tira Férias e Fica em Casa Aprendendo. O projeto que é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem por objetivo oportunizar aos estudantes de 3ª série do Ensino Médio, da rede pública estadual, durante o período de férias, um reforço na aprendizagem escolar, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e consequente melhoria dos índices educacionais do estado.

Neste sábado (31), foi realizada a última live da 4ª edição do Terceirão Não Tira Férias e Fica em Casa Aprendendo. Durante três sábados consecutivos, das 15h às 17h, as aulas foram transmitidas ao vivo de forma simultânea e inédita pela TV Educação – Caminho para o Saber e pela Plataforma Gonçalves Dias.

No encerramento, foram realizadas aulões de: Língua Portuguesa e Literatura, com a professora Cacau Sotero; Matemática, com Renata Priscila Feques Ferreira e Marone Marlon Beckman Lima; Sociologia e Atualidades com Rafael Carlos Alves da Silva. Durante a edição, o projeto reuniu professores nas diferentes áreas de conhecimento com interação dos estudantes, por meio de aplicativo de mensagem. Os alunos puderam revisar e reforçar os conteúdos das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens, tudo com tema central voltado para as Olimpíadas.

Além da transmissão das aulas pela TV aberta e da exibição pela plataforma Gonçalves Dias, “audioaulas” pela Rádio Timbira garantiram que os conteúdos chegassem aos estudantes, pois aonde não chega o sinal de internet, a TV e o rádio estão presentes.

“Foi uma edição muito exitosa, principalmente, por estarmos num momento diferenciado de ensino, saindo de um período de mais de 16 meses de ensino remoto, e seguimos com a agenda do Terceirão Não Tira Férias e com participação ativa dos estudantes do Maranhão. E a novidade da TV Educação trouxe um ganho sem medida para a agenda, que é querida dos estudantes. Estamos muito felizes e otimistas, estimulando nossos estudantes para essa experiência de retorno híbrido que começa nos próximos dias”, destacou Nadya Dutra, secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem da Seduc.

O projeto alcançou mais de 80 mil estudantes do 3º ano, além de egressos da rede. Alunos e professores falaram da importância do projeto, que para muitos foi um suporte para vencer desafios. Foi assim para Cacau Sotero, professora de Língua Portuguesa e Literatura.

“De modo geral, particularmente falando, esse último ano é muito mais desafiador porque estamos vencendo dificuldades. Eu pude encontrar nesse trabalho a válvula de escape, para que, a partir daquilo que eu sei fazer, que é ministrar aulas, eu pudesse vencer meus próprios entraves, ressignificando minha vida. A pandemia mudou muitas histórias e eu, também estou entre milhares de famílias que viveram a perda de entes tão amados. Estamos trabalhando para não deixar a Educação parar e, junto com isso, eu não gostaria de parar também! Eu quero, juntamente com tantos “chuchus”, ter uma linda história de superação para contar!”, destacou a professora Cacau Sotero.

“O Projeto Terceirão Não Tira Férias está num processo de remodelação e consolidação. Tivemos que nos adequar a esse contexto de pandemia desde o ano passado, implementando novos formatos de aula e transmissão dos conteúdos e neste ano já aperfeiçoamos todo esse processo com o auxílio da Plataforma Gonçalves Dias. O Governo do Estado e a Seduc oportunizam aos alunos da terceira série e aos vestibulandos uma chance de reforçar os conteúdos e colocar em prática através dos simulados toda a preparação necessária para alcançarem o êxito. Como professor, me sinto honrado em fazer parte deste seleto grupo e contribuir para a formação e o aprendizado de milhares de jovens, cumprindo a missão de auxiliar no processo de democratização do acesso ao ensino e ao conhecimento”, pontuou o professor Rafael Carlos Alves da Silva, professor de Sociologia.

“O projeto Terceirão Não Tira Férias e Fica em Casa Aprendendo a cada ano vem sendo aperfeiçoado e nesta quarta edição, a experiência de vivencia-lo ativamente tem sido desafiadora e ao mesmo tempo maravilhosa, justamente por compartilhar conhecimentos e aprendizagens tanto com os colegas professores quanto com os alunos. E nesse contexto de pandemia que ainda nos encontramos, o projeto nos aproxima muito mais do nosso público, além de reforçar os laços – recebo o feedback deles, suas dúvidas, seus elogios além de sempre passar a garantia pra eles de que podem contar conosco nesta reta final do Ensino Médio”, comentou Renata Priscila Feques Ferreira, professora de Matemática.

“Quero parabenizar toda equipe do Terceirão Não Tira Férias por disponibilizar para a gente as lives e Simulado que foram de suma importância para nosso aprendizado, principalmente para o ENEM”, disse Carlos Eduardo, aluno do Ana Isabel Tavares, em Dom Pedro.

Simulado Online

Depois de revisar e reforçar conteúdos, estudantes de todo o Maranhão, que farão o ENEM 2021 e outros vestibulares, participaram do simulado online da 4ª edição do Terceirão Não Tira Férias e Fica em Casa Aprendendo.

O simulado ficou disponível das 8h às 13h, para que os estudantes pudessem responder as 90 questões que contemplaram todos os componentes curriculares, incluindo duas opções de língua estrangeira (Inglês e Espanhol). A ação é uma forma de testar o conhecimento e treinar para as provas do ENEM, previstas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro.

O resultado do simulado online será enviado para os estudantes para o e-mail cadastrado no início da prova.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo