26 de ago. de 2021

Caravana Escola Digna 2.0 chega a Chapadinha e dialoga com educadores de 14 municípios

 


Nesta terça-feira (24), a Caravana Escola Digna 2.0 reuniu educadores da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, para debater sobre o futuro do Programa Escola Digna e a destinação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O encontro ocorreu no auditório do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado no município de Chapadinha.

A ideia é debater com gestores educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretários municipais e educadores sobre questões fundamentais e ações para a consolidação da política educacional maranhense, além dos precatórios do Fundef, que vigorou até 2006, e foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).“Estamos percorrendo o Maranhão para colher proposições dos educadores e gestores municipais para a destinação dos precatórios do Fundef. Em Chapadinha, contamos com a ampla participação e representatividade dos municípios que integram a regional, em uma demonstração clara que todos estão preocupados em melhorar cada vez mais a educação, que é o caminho para transformar a vida das pessoas”, enfatizou o secretário Felipe Camarão.

Em Chapadinha, o secretário Felipe Camarão e equipe se reuniram com cerca de 250 pessoas entre gestores municipais, vereadores, gestores, professores, técnicos e dirigentes municipais dirigentes municipais de educação e educadores dos 14 municípios que compõem a URE: Chapadinha, Água Doce do Maranhão, Anapurus, Araioses, Brejo, Buriti, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Paulino Neves, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Bernardo e Tutóia.

O secretário Municipal de Educação de Magalhães de Almeida, Maelio Santos, fala da expectativa em dialogar sobre o futuro da educação maranhense durante a caravana, em Chapadinha “É um prazer estar aqui neste momento e as expectativas são as melhores possíveis, uma vez que o Programa Escola Digna tem transformado a educação no Maranhão e eu espero que a gente possa cada dia mais melhorar a qualidade da educação em nosso município”, ressaltou.

“A gente só tem a ganhar com essa parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais. Sabemos que a educação é primordial para todas as pessoas e estamos aqui para levar o melhor para o nosso município”, disse a vice-prefeita de Santana do Maranhão, Ângela Oliveira.


Já a educadora e vice-prefeita de Tutoia, Maria do Carmo, comentou sobre a colaboração do estado para a melhoria educacional dos municípios. “Essa é uma parceria que dá todo suporte e que recebemos com muita esperança em nosso município. O secretário Felipe Camarão vem nos proporcionando uma parceria digna, porque vêm trabalhando de forma incansável pela educação pública, o que vem fortalecer nosso município, em relação as ações direcionadas à educação”, afirma ela.

Projeto Terceirão Não Para

Ainda em Chapadinha, o secretário Felipe Camarão participou do Lançamento do Projeto “Terceirão Não Para”, promovido pela URE de Chapadinha, com aulões para estudantes da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas localizadas na região do Baixo Parnaíba.

“Se vocês estudarem, poderão escolher ser o que quiserem no futuro. Caso não estudem, não haverá essa possibilidade. Não há nada melhor que uma educação libertadora. Espero que vocês aproveitem as aulas, pois na Escola Digna, parede não ensina e tijolos não aprendem, a Escola Digna do estado do Maranhão é feita de gente. Portanto, desejo a vocês uma aula produtiva e que se dediquem aos estudos”, enfatizou Felipe Camarão.

A deputada Thaíza Ortegal, que participou da agenda, também destacou o papel da aprendizagem. “Esse é um incentivo aos nossos estudantes essa iniciativa. E o secretário Felipe Camarão tem se empenhado para que as políticas públicas beneficiem cada vez mais os estudantes da rede pública”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo