29 de ago. de 2021

SECRETARIA DE AÇÃO E BEM ESTAR SOCIAL DE CÂNDIDO MENDES PROMOVE AÇÃO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

 


Um evento feito por várias mãos e com muito carinho, assim disse uma das organizadoras sobre o “Agosto Lilás” realizado pela Secretaria de Ação e Bem estar Social de Cândido Mendes, na última sexta-feira, (7).  A campanha, que é realizada em vários estados, surgiu com o objetivo de conscientizar e incentivar as pessoas a enfrentarem à violência doméstica e familiar contra a mulheres, além de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, que este mês completou 15 anos.

O evento aconteceu na Escola Luís Viana, e contou com a participação do cantor Elder com a música “Maria da Penha”, além disso, houve dança dos idosos e de mulheres do SCFV, palestras sobre diferentes temáticas abordadas por vários profissionais: abuso patrimonial - Célia Morais, enfermeira e diretora do HSJC; violência psicológica - Larissa Tromps, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); violência sexual – Lucidéia Guimarães, enfermeira e coordenadora da atenção básica.


Todos os palestrantes ressaltaram a importância de não se calar diante das agressões sofridas ou presenciadas, destacaram ainda a necessidade de procurar os serviços de acolhimento e de proteção como a delegacia, CRAS , SCFV entre outros órgãos. 

A lei Maria da Penha trouxe muitos avanços, dentre eles a classificação de 5 formas de violência: a física, a psicológica, a sexual, a patrimonial e a moral, no entanto, é consenso que muito ainda precisa ser feito. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no mês de julho, houve um aumento de casos de feminicídio no Maranhão durante a pandemia.

A ocasião contou com a presença e o apoio da primeira dama do município, Sofia Sousa, que discursou para os presentes. Estavam também a presente a secretária adjunta de assistência social, Márcia Matos, a coordenadora do CRAS, Ideilde Almeida – a coordenadora do SCFV, Luciene Guimarães - o coordenador de igualdade racial, Márcio Paixão e todos os colaboradores da pasta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo