1 de set. de 2021

Gestor de escola da rede estadual lança seu primeiro livro de poesias, “Cotidiano Azul”

 


O gestor do Centro de Ensino Maria José Aragão, Wilson Chagas, lançará seu primeiro livro “Cotidiano Azul”, na próxima sexta-feira (3), no Espaço Cultural da Livraria AMEI (São Luís Shopping). O lançamento contará com apresentação musical, teatral e sessão de autógrafos e ocorrerá em quatro sessões para evitar aglomeração e também cumprirá todos os protocolos de biossegurança. A primeira sessão iniciará às 17h.

A obra “Cotidiano Azul” tem o selo da editora Penalux e traz, em forma de poesia, um transbordar de sonhos, amores, angústias e reflexões saudáveis sobre o cotidiano, permitindo ao leitor ter sua interpretação pessoal semelhante a quando alguém está contemplando uma obra de arte.

O professor Wilson Chagas destacou a importância da poesia para a sua vida. “A poesia sempre fez parte da minha vida. Desde sempre eu gostei de ler, escrever, observar as coisas que acontecem ao meu redor e transcrevê-las para o papel, e o livro é a possibilidade de registrar isso para a posteridade. No livro, eu falo sobre a palavra, o meu ofício, o fazer poético, a educação, o amor, os problemas sociais da cidade, observados a partir dessa minha viagem a todo momento pela própria cidade e no meu espaço de trabalho”, expressou o poeta.

Wilson Chagas pensou os primeiros textos contidos no livro quando estudava no Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mas a motivação maior para produzir o livro ocorreu devido ao trabalho de anos de incentivo à leitura e escrita na escola pública em que trabalha, o CE Maria José Aragão, onde é gestor.

No CE Maria José Aragão, Wilson criou o projeto “Palavras ao vento” para que os estudantes pudessem expressar suas ideias e sentimentos, por meio da escrita. As produções são apresentadas no Festival de Poesias anual. Mas o sonho do professor, ator e poeta Wilson Chagas não parou por aí: ele criou também o do Grupo de Arte Maria Aragão (GAMAR), com participação dos estudantes para realizar apresentações teatrais e isso resultou na conquista de várias premiações no âmbito do teatro.

A veia artística do autor de “Cotidiano Azul” permitiu que muitos de seus textos pudessem ser escritos dentro de ônibus, durante sua trajetória para realização das atividades diárias. “Quando entro no coletivo, observo pela janela do ônibus o movimento que tem dentro e no entorno e isso está presente nos textos desse livro”, comenta Wilson Chagas.

O livro já está à venda no Centro de Ensino Maria José Aragão, que fica no Bairro Cidade Operária (São Luís-MA), e também pode ser adquirido pelo site https://www.editorapenalux.com.br/catalogo-titulo/cotidiano-azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo