17 de set. de 2021

Governo realiza ações do Programa Trabalho Jovem em municípios do interior do Estado

 



Cerca de 500 estudantes foram certificados nessa quarta-feira (15), no município de Barreirinhas, por meio do Programa Trabalho Jovem, realizado pelo Governo do Estado. O Programa também chegou a Santo Amaro e Morros, onde os estudantes participaram da aula inaugural, para receber formação profissional em diversos cursos, ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Em Morros, também houve certificação de estudantes.

“Estamos em Barreirinhas fazendo a certificação dos cursos em parceria com a prefeitura. São mais de 500 alunos qualificados pelo IEMA, no âmbito do Programa Trabalho Jovem e aqui também nós anunciamos novas parcerias com a prefeitura, e firmamos a renovação dos cursos e mais a oferta de cinco cursos de qualificação profissional, para incentivar, impulsionar o turismo, visando à geração de renda e ao crescimento da economia do Maranhão”, destacou o secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello.

Em Barreirinhas, os cursos ofertados foram Inglês Básico; Inglês Instrumental aplicado a serviços turísticos; Condutor de Passeios em Ambientes Naturais; Organizador de Eventos; e Agentes de Informação Turísticas. No total, foram 503 estudantes certificados, que estavam divididos em 16 turmas.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior expressou otimismo na oferta dos cursos, para fortalecer o turismo no Maranhão. “Após esses cursos, iremos melhorar mais ainda a prestação do serviço turístico, que é fundamental no desenvolvimento dessa atividade, porque o nosso destino é avançar cada vez mais”, exprimiu.

Antônio Reis recebeu formação de Consultor de Informações Turísticas e ficou emocionado ao receber a certificação do curso escolhido. “Acredito que os cursos vão trazer muitos benefícios para a nossa cidade. Eu trabalho como piloto e será uma experiência muito boa, porque a partir desse momento o turista vai se sentir mais seguro ainda na mão de cada pessoa que passou por essa sala de aula. E os próximos cursos que o governo oferecer para nossa cidade, eu quero fazer”, expressou.

O secretário Municipal de Turismo de Barreirinhas, Carlos Kerluylys ressaltou a parceria do município com o Governo do Estado, para contribuir com o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho, mediante a qualificação profissional. “É com satisfação que eu falo sobre a entrega do certificado dos cursos, graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo de Barreirinhas com o Governo do Estado do Maranhão. São alunos sendo formados hoje e recebendo os certificados dos cursos relacionados à aplicabilidade do turismo, que vão desde o Inglês Básico, Inglês Intermediário, Inglês Aplicado ao turismo e curso de informações turísticas. O nosso município só tem a crescer no atendimento ao turista. Então, a gente só tem a gradecer”, ressaltou.

Regina Dias, da coordenação dos cursos do IEMA, em Barreirinhas, destacou a importância dos cursos para o município. “Hoje é um dia muito especial, de concretização desse caminho trilhado pelos alunos. A evolução dos estudantes deixou a gente extremamente feliz, pela inserção no mercado de trabalho. A partir de agora um novo caminho se abre, uma nova proposta se abre de mercado de trabalho, já que estão mais qualificados. Para Barreirinhas, é uma grande evolução e a gente só tem a agradecer o Governo do Estado, a prefeitura e a toda equipe do IEMA contribuiu com a execução desses cursos”, proferiu.

Aula Inaugural


O Programa Trabalho Jovem chegou também aos municípios de Morros e Santo Amaro. Em Morros, além da Aula Inaugural, houve a certificação de 184 pessoas, referente aos cursos de Agricultura Orgânica; Panificação e Confeitaria, ofertados na sede; e Agricultura Orgânica e Piscicultura, no Povoado São Benedito. Agora serão ofertados os cursos de Mecânico de Motocicleta; e Operador de Caixa de Supermercado, para o atendimento inicial de 80 alunos.

Em Santo Amaro serão ofertados os Cursos de Inglês Básico, Inglês Instrumental aplicado para o turismo; Panificação e Confeitaria; e Instalação e Manutenção de Ar-condicionado. A aluna do Curso de Inglês aplicado ao turismo, Myla Rodrigues, falou da importância do curso para a sua vida.

“Eu quero agradecer a todos os envolvidos que trouxeram esses cursos para a nossa cidade, porque é um meio de conseguirmos renda. Eu trabalho como guia aqui nos Lençóis e trabalhei com um grupo que havia turistas ingleses e eu tive muita dificuldade de me comunicar com eles. O curso irá me ajudar a melhorar o meu trabalho e a vida de todos os participantes das aulas”, revelou.

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo