27 de set. de 2021

Governo realiza programação alusiva ao Setembro Amarelo em escolas estaduais

 

Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove, até a próxima quinta-feira (30), uma série de atividades em escolas da rede estadual localizadas em São Luís, para prevenção ao suicídio, a partir de temas específicos suscitados pelos seus momentos de vida psíquica e emocional. A ação integra o Projeto Emaranhando Vidas, pela promoção da saúde emocional na escola.

A programação consiste em rodas de conversas, presenciais ou remotas, abordando questões trazidas, principalmente, pelo advento da pandemia da Covid-19, relacionadas ao período de suspensão das aulas presencias, como: ansiedade, depressão, automutilação, tentativa de suicídio, drogas, bulling e outros.

O Projeto Emaranhando Vidas foi idealizado pela Seduc para promover ações/atividades de caráter, formativo, educativo-informativo, para a comunidade escolar, visando a promoção da saúde emocional na escola, a quebra de tabus, estigmas e preconceitos associados aos problemas de saúde mental. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por intermédio do Departamento de Atenção à Saúde Mental e os serviços de saúde mental da rede estadual.

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. No Brasil, foi iniciada em 2015 a Campanha Setembro Amarelo, para conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

O cronograma de atividades nas escolas está disponível em AQUI

SERVIÇO
O quê: Atividades em escolas estaduais sobre Setembro Amarelo.
Quando: Nesta quinta-feira (30), às 9h30 e às 15h.
Onde: Centro de Ensino Liceu Maranhense (Parque Urbano Santos, s/n, Centro), a partir das 9h30; e no CE Rio Grande do Norte (Rua P, s/n, Radional) às 15h.

Sugestão de entrevistados
No Liceu Maranhense
– Supervisora de Projetos Especiais, Elizabeth Gomes.
– Terapeuta Ocupacional e coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

No CE Rio Grande do Norte
– Superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso.
– Psicólogo da Unidade de Acolhimento UA, da rede de atenção à saúde mental da SES, Miguel Filho.

 

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo