11 de out. de 2021

Educação e oportunidades para quem mais precisa

 


Educação e oportunidades sempre devem caminhar juntas, principalmente em um momento de profunda crise econômica, marcado por acentuados níveis de desigualdades sociais, pelos quais estamos atravessando em nosso país. Contudo, no Maranhão, o governo Flávio Dino, preocupado com as pessoas, trabalha, incansavelmente, para garantir as condições necessárias à melhoria de vida dos maranhenses, com Educação e oportunidades para todos.

Ações, como a qualificação profissional dos nossos jovens e adultos, com ampla oferta de cursos de formação inicial e continuada (FICs), têm transformado vidas, gerando renda e emprego para quem mais precisa. Cito o exemplo da jovem Gabrielle Meireles, estudante do curso de Estética, no polo Instituto Dica Ferreira, localizado no bairro Coroadinho, que vislumbrou, na qualificação técnica, uma possibilidade para mudar sua vida. “O curso abriu oportunidades ‘pra’ gente ter nosso próprio empreendimento. Muitas vezes quis desistir, mas fui até o fim e já estou ganhando meu próprio dinheiro, atendendo a domicílio”, revelou com lágrimas escorrendo pelo rosto.

Gabrielle faz parte de um grupo de 30.544 jovens e adultos que concluíram os cursos FICs, ofertados, no primeiro semestre deste ano, pelo IEMA Vocacional – que não constitui um prédio físico, mas uma ideia concretizada do governador Flávio Dino, que tem o objetivo de garantir oportunidades para as pessoas.

A jovem do Coroadinho participou de certificação histórica, realizada nesta semana e que reuniu 1.075 pessoas, que concluíram os 30 cursos/oficinas profissionalizantes, ofertados em 11 polos de atendimentos vocacionais, em São Luís, no âmbito do programa Trabalho Jovem. Além dos certificados entregues, houve distribuição de kits do programa Mais Renda, para possibilitar que os concludentes abram seu próprio negócio, complementem a qualificação profissional e recebam o apoio necessário para inserção no mercado de trabalho.

A finalidade do Mais Renda é servir como mecanismo de formalização e fomento ao empreendedorismo, após a conclusão dos cursos profissionalizantes. Na Secretaria de Estado da Educação, o Mais Renda é executado pela Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral, que tem à frente o professor André Bello e equipe, a quem presto meu reconhecimento pelo primoroso trabalho. O programa contempla ações de capacitação sobre empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, entrega de kits básicos para iniciativas empreendedoras, além do apoio técnico-profissional aos estudantes para construção de planos e abertura de negócios.

Notadamente, os cursos vocacionais e o programa Mais Renda são instrumentos para garantir que as pessoas possam ter oportunidades. Em breve, vamos lançar mais editais para as comunidades de São Luís e de todo o Maranhão.

São ações de um governo que se preocupa com as pessoas e que investe em políticas públicas, que transformam a sociedade. Ver cada jovem ou adulto, que concluiu um desses cursos, enche-nos de orgulho e renova nossa esperança de que eles podem ir mais longe, conquistar espaços e avançar. Parabéns a todos os que fizeram nossos cursos, aos estudantes e professores. Sigam em frente!

Felipe Costa Camarão
Professor
Secretário de Estado da Educação
Membro Titular do Fórum Nacional de Educação – FNE
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo