22 de out. de 2021

Mais de 500 moradores da Baixada Maranhense realizam sonho com certificação em cursos do IEMA Vocacional


“Eu já trabalho com agricultura, sou feirante, então, o curso vai somar na produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Sei que vou produzir melhor, com mais qualidade. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”. O depoimento carregado de esperança é de José Teodoro Costa Ferreira, que que recebeu certificação em Agricultura Orgânica, ofertado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional, no município de São Bento.

O Programa Trabalho Jovem contemplou também, nesta etapa, com os cursos profissionalizantes, os municípios de Pinheiro, de São Vicente de Ferrer, São João Batista, Bequimão, Cedral e Porto Rico do Maranhão, totalizando a formação de 532 pessoas, que agora estão qualificadas para ingressar no mercado de trabalho. Em Pinheiro, além da certificação, o governo lançou o Edital de Inscrição para qualificação profissional, com foco no fortalecimento de localidades maranhenses pesqueiras, com a oferta de 2.200 vagas.

“Hoje é o dia da qualificação profissional no Maranhão. Estamos fazendo a certificação em diversos municípios da Baixada Maranhense. Os alunos agora estão qualificados, com os certificados do IEMA em mãos e podem ingressarno mercado de trabalho. Além disso, hoje também fizemos em Pinheiro, o lançamento do Edital da pesca, com a oferta de vagas especificamente para os pescadores, em parceria com os sindicatos e as colônias de pesca. Hoje é um dia marcante”, destacou o secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello.

Entre os cursos oferecidos estão Operador de Caixa de Supermercado; Mecânica de Motocicleta; Estética; Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado, Doces e Salgados; Agricultura Orgânica; Corte e Costura; Panificação e Confeitaria; LIBRAS Básico; Manicure e Pedicure; Cabeleireiro e Informática Básica. Depois da certificação, houve a entrega simbólica de kits, com material para que os novos profissionais possam realizar o sonho de empreender.

Com a qualificação alcançada, Hisnailton Bittencourt, sonha em conquistar o primeiro emprego. Ele mora em Palmeirândia, mas fez o Curso de Operador de Caixa, ofertado em São Bento. “Eu me sinto muito gratificado por estar me especializando para o mercado de trabalho e agradeço muito a oportunidade que o Governo do Estado tem nos dado, através do IEMA, para chegarmos ao mercado de trabalho e, agora, com a certificaçãoespero conquistar o meu primeiro emprego”, exprimiu.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, ressaltou as ações do governo, para o fortalecimento das políticas públicas na cidade. “Quero agradecer ao Governador Flávio Dino por tudo que tem ajudado a população de São Bento. No próximo ano, o Governo do Maranhão, por meio da UEMA, estará trazendo 13 cursos superiores, para a cidade e região. É oportunidade para os nossos jovens. Preparem-se para essa oportunidade”, evidenciou.

O objetivo do Governo do Estado é promover formação profissional, articulada aos setores produtivos locais e regionais, no âmbito do Programa Trabalho Jovem, tendo em vista a inserção produtiva na perspectiva de melhorar os indicadores econômicos e sociais do Maranhão e contribuir para o acesso de adolescentes, jovens e adultos maranhenses, ao mercado de trabalho.

Em Pinheiro, durante a cerimônia, a estudante Cleicilene Rabelo, de Porto Rico do Maranhãoexpressou felicidade ao receber a certificação. Ter uma profissão e ganhar dinheiro com esse ofício, era o sonho. Agora, ela é cabeleireira com certificação e muito mais conhecimento, sonho realizado.“Esse curso foi uma oportunidade, para eu aprender, saber e que chegou a minha cidade. Foi um sonho que eu tinha e aproveitei. É uma profissão que terei daqui para frente, um sonho realizado”, proferiu.

A professora LeideRolan, Gestora Regional de Educação de Pinheiro, destacou a importância da certificação de jovens e adultos para o mercado de trabalho. “Estamos vivenciando esse momento único,importante para o Governo do Estado, que entregou certificação para mais de 300 jovens, que entram agora no mercado de trabalho, com qualificação profissional, é o Governo do Estado transformando vidas”, emitiu.

As cerimônias de certificação realizadas nas cidades de São Bento e Pinheiro também contaram com a participação da Gestora do IEMA Vocacional, Vanda Barros; supervisora do Polo Vocacional de São João Batista, Joseane Figueiredo; supervisora de São Vicente de Férrer, Dayane Rodrigues; o secretário de Desenvolvimento Social, Lucas do Beiradão, que representou o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio; entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo