15 de nov. de 2021

IEMA realiza audiências públicas em Santa Helena e Carutapera

 Os municípios de Balsas, Colinas, Coelho Neto, Tutóia, Chapadinha, Santa Helena e Carutapera foram contemplados com a construção de Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e tiveram a oportunidade de receber as equipes da Reitoria e da Diretoria de Ensino e Pesquisa em audiências públicas, nas quais tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o modelo pedagógico do instituto e fazer escolhas dos eixos tecnológicos e cursos técnicos que serão oferecidos.

As cidades de Santa Helena e Caratupera receberam as audiências públicas na última quinta (11) e sexta-feira (12). O público preponderante foi composto por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, embora escolas particulares também tenham sido convidadas. Os alunos ficaram atraídos por uma proposta pedagógica que engloba a possibilidade de cursar três anos do Ensino Médio Integral e Profissionalizante com a perspectiva de estudar um currículo que oferece as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da Base Técnica (BT), além da orientação para o desenvolvimento do empreendedorismo.

As novas Unidades Plenas têm previsão de abrirem suas salas de aula no primeiro semestre de 2022 e acolherem entre 160 e 200 alunos para as salas de primeiras séries. A principal preocupação entre os estudantes foi a forma de seleção para o ingresso no IEMA. Alguns deles já estavam se preparando para uma prova, caso fosse necessário.

A diretora de Ensino e Pesquisa, Monica Piccolo, fez questão de dizer que “no IEMA não fazemos prova para o ingresso. Não tem melhor nem pior aluno, mas sim, há alunos, e por isso nossa seleção se faz pela proximidade que o candidato se encontra em relação à unidade. Nossa prática é pela inclusão e não o contrário”.

O alunado de Santa Helena pôde optar por um curso em cada dois dos eixos tecnológicos escolhidos. Os eixos oferecidos para a escolha foram Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Programação em Jogos Digitais e Computação Gráfica); Ambiente e Saúde (Análises Clínicas, Estética, Enfermagem e Farmácia); Recursos Naturais (Agronegócio, Agropecuária e Agroecologia); Infraestrutura (Edificações); Produção Cultural e Design (Design de Interiores) e Gestão e Negócios (Administração, Vendas, Cooperativismo e Comércio).

A turma de Carutapera foi apresentada aos eixos tecnológicos Informação e Comunicação (Informática, Redes de Computadores e Computação Gráfica); Ambiente e Saúde (Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia); Recursos Naturais (Agroecologia – Apicultura, Recursos Pesqueiros e Agricultura) e Gestão e Negócios (Administração, Cooperativismo e Comércio).

Para o reitor do IEMA, Alex Oliveira, “o governador Flávio Dino vem ampliando o Instituto Educacional de Educação, Ciência e Tecnologia, o IEMA. Novas 11 unidades iniciarão suas atividades em 2022. Para isso, o governador determinou que seria necessário realizar audiências públicas, escutar todos os setores da sociedade, especialmente os estudantes do 9º ano, para saber o que eles gostariam de ter como cursos para as suas cidades. Em Carutapera realizamos a 7ª audiência e iremos outras antes do início das aulas, e estamos percebendo o quanto a população está ansiosa, o quanto a juventude deseja estudar no IEMA, fazer seu curso de nível médio e transformar suas vidas. Todos saem ganhando e o Maranhão fica mais forte”, disse.

O Deninson Kauê tem 15 anos e fazia parte de um grupo animado e curioso. “Eu vim até aqui para me informar sobre o IEMA porque quero ter mais oportunidades de trabalho”.

Já a Enia Ailane, de 14 anos, busca investimento na sua formação como estudante. “Estou aqui porque acredito que o IEMA é importante para o meu futuro”.

O Mateus Felipe, de 14 anos, quer saber tudo sobre a nova escola do Ensino Médio. “Eu vim saber quais as opções de cursos técnicos o IEMA vai oferecer para nós, como fazemos as inscrições e quando as aulas vão começar”, perguntou.

O evento em Santa Helena contou com a participação de representantes do governo municipal como o prefeito Zezildo Almeida; da secretária de Educação, Geane Lobato; do presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Marques; secretários e vereadores. Em Carutapera, a mesa contou com a participação do chefe de Gabinete, Diego Oliveira, representando o prefeito Airton Marques; do vice-prefeito Nilson Guerra; vereadora Nadja Costa; secretário de Educação, Flávio Sodré; superintendente de Articulação Política do Governo, Ivanilton Amorim. Nas duas audiências, a equipe do IEMA foi representada pelo reitor Alex Oliveira, pela diretora de Ensino, Monica Piccolo, e pela coordenação do Modelo Pedagógico, Nácia Noleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo