26 de nov. de 2021

Mais de 350 alunos recebem certificação de cursos do IEMA na Baixada Maranhense

 

Capacitação foi oferecida no IEMA Vocacional por meio do Programa Trabalho Jovem

O Governo do Estado certificou 369 alunos da Baixada Maranhense, que concluíram cursos profissionalizantes ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Vocacional, por meio do Programa Trabalho Jovem. As cerimônias de certificação aconteceram quarta-feira (24), no município de Matinha; e quinta-feira (25), nas cidades de Arari e Bacurituba.

“O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão estão investindo fortemente na qualificação dos jovens, sobretudo nesse momento de grave crise financeira, com foco na geração de emprego e renda. Na baixada, estamos levando mais oportunidades e perspectivas de emprego com esses cursos profissionalizantes”, pontuou o secretário adjunto da Seduc, André Bello.
“Com esse curso, a gente está capacitado para trabalhar, ensinar os nossos filhos e netos e ter uma alimentação adequada, longe de agrotóxico. O curso é de grande importância e agora posso ingressar no mercado de trabalho, ajudar minha família e a minha comunidade”, expressou Valcline Ferreira, 48 anos, que recebeu certificação do Curso de Agricultura Orgânica, na cidade de Matinha, onde também foi oferecido o curso de Eletricista Predial.

O ex-prefeito de Matinha, Beto Pixuta, agradeceu o governo pela implantação dos cursos do IEMA no município. “Hoje é um motivo de grande satisfação em Matinha, onde os alunos dos cursos receberam seus certificados e nós só temos que agradecer ao secretário Felipe Camarão, que atendeu ao nosso pedido e sobretudo porque essa certificação vem engrandecer a nossa cidade e fomentar a economia do município”, destacou.

Em Arari, 169 estudantes receberam certificação nos cursos de Cabeleireiro, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado e Soldador.

O prefeito de Arari, Ruy Filho, agradeceu a parceria do Governo do Estado. “Agradeço pelas ações e investimentos para os nossos jovens de Arari. Quero manter durante esses quatros anos de gestão a oferta de cursos de qualificação”, apontou.

O jovem Marcelo Rodrigues, representando sua turma do curso de Cabeleireiro, destacou a importância da formação de novos profissionais. “Fiz o curso e já estou até trabalhando. Alguns dos meus colegas também já estão trabalhando. Foi muito importante para todos nós esse curso”, disse.

Já Clayton Vieira, que fez o curso de Soldador, ressaltou a empregabilidade que há após a qualificação. “Optei por esse curso porque tem muita oportunidade, tanto aqui quanto em outros lugares. Há uma demanda grande, por isso me qualifiquei”, comentou.

Em Bacurituba, os cursos oferecidos à população foram de Artesão em Trabalhos Manuais, Corte e Costura Industrial, Agricultor Orgânico, Eletricista Predial e Montagem e Manutenção de Computadores.

A solenidade, realizada na tarde desta quinta-feira (25), certificou 137 jovens e adultos em três polos: povoado Santa Maria (Cursos – Artesão em Trabalhos Manuais e Corte e Costura Industrial); povoado São Miguel (Agricultor Orgânico) e na sede do município, com oferta de Eletricista Predial e Montagem e Manutenção de Computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo