18 de dez. de 2021

Governo entrega biblioteca em comunidade carente e repara dívida social em Coelho Neto

 

O Programa Escola Digna cumpre, mais uma vez, seu propósito de transformar a vida dos maranhenses, pela Educação. Na manhã desta sexta-feira (17), a comunidade do bairro Bonsucesso, no município de Coelho Neto, festejou a entrega de uma biblioteca pública perto de casa, o Farol do Saber Professora Jesus Leal “Cantinho de Leitura da Esperança”. Um equipamento que repara uma dívida social no bairro onde reside Érica, de 12 anos, que ficou conhecida como ‘Professora Érica’ por ajudar outras crianças de sua comunidade a ler e a escrever em uma escola improvisada, batizada por ela de ‘Escolinha da Esperança’.

Secretário Felipe Camarão e ‘professora Érica’

“Eu gostei muito, achei muito linda, os equipamentos também, eu gostei de tudo. Meus coleguinhas amaram”, revelou Érica, no interior da biblioteca, com o olhar passeando pelas estantes repletas de títulos da literatura brasileira e maranhense.

Estrutura moderna da biblioteca

Totalmente equipada, com moderno acervo, informatizado e aconchegante para receber a comunidade, o Farol do Saber ganha destaque no bairro pela estrutura e acessibilidade. Para a construção do espaço, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu R$ 255.361,08, com recursos do Tesouro Estadual.

Fachada do equipamento educacional entregue à comunidade

O prédio, que será administrado pela Prefeitura Municipal, foi entregue pelo secretário Felipe Camarão ao prefeito Bruno José Almeida e Silva. “É um passo importante que damos para o futuro. Estivemos aqui antes e hoje voltamos para entregar esse equipamento de ‘esperança’ para a professora Érica, que agora tem uma biblioteca totalmente à sua disposição e ainda poderá estudar no IEMA, com ensino profissionalizante, e ela ainda irá ajudar outras pessoas com sua formação”, destacou o secretário Felipe Camarão.

Autoridades e trabalhadores da obra do IEMA em Coelho Neto

“O dia das inaugurações, das entregas, é a melhor parte de ser gestor. Apesar das dificuldades, mas esse dia comprova a realidade de quando existe a parceria, de fato, do Governo do Estado com prefeitura municipal, os gestores aliados, só quem ganha é a população. Gostaria de agradecer você pessoalmente, secretário Felipe, por sempre atender as demandas do nosso município”, ressaltou o prefeito Bruno José Almeida e Silva.

IEMA

Na mesma comunidade de Érica está em fase de conclusão a unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Coelho Neto, que irá ofertar Ensino Médio em tempo integral e profissionalizante, com toda estrutura física e pedagógica para a aprendizagem e formação dos estudantes.

O secretário Felipe Camarão e a equipe técnica da Seduc vistoriam os serviços e ressaltaram que as obras para conclusão da unidade estão aceleradas. “Em breve, Coelho Neto e região ganharão uma unidade plena do IEMA, com todas as condições para que adolescentes e jovens possam cursar o Ensino Médio em tempo integral, integrado à Educação Profissional”, enfatizou.

Ainda em Coelho Neto, o Governo do Estado certificou, nesta sexta-feira, 1 mil jovens e adultos que cursaram por intermédio do Programa Trabalho Jovem, cursos profissionalizantes do IEMA Vocacional, nas áreas de: eletricista predial, massagista, bombeiro hidráulico, corte e costura, fotógrafo, panificação e confeitaria, doces e salgados, pintor de obras, carpinteiro de obras, instalação e manutenção de ar-condicionado, web designer, cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiador, soldador, operador de máquinas pesadas, informática básica, operador de caixa de supermercado, vendedor.

Prefeito municipal Bruno Silva, secretário Felipe Camarão e equipe vistoriam as obras do IEMA

“Todas as vezes que viemos a Coelho Neto foi para cumprir uma palavra. O governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão cumprem, hoje, mais uma promessa, com a entrega do Farol do Saber com a professora Érica, a retomada das obras do IEMA, que estão aceleradas e, agora, a certificação em cursos profissionalizantes para mil alunos de Coelho Neto”, observou André Bello, secretário adjunto de Educação Integral e Profissional, ao frisar os investimentos do governo do município.

Bairro Bonsucesso, da ‘professora Érica’, tem IEMA e uma moderna biblioteca Farol do Saber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo