16 de dez. de 2021

Mais de 100 municípios participam da segunda etapa do programa Maranhão Solidário

  

A Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) recebeu 526 projetos de entidades do Maranhão aptas para a segunda etapa do Programa Maranhão Solidário, que teve suas inscrições encerradas no último dia 10 de dezembro.


Na primeira etapa, 40 cidades maranhenses inscreveram seus projetos no Programa, enquanto na segunda etapa foram 102 municípios, ou seja, um aumento de 155% em comparação a etapa anterior. Com esse aumento de inscrições nos municípios, quase 50% das cidades do Maranhão tiveram seus projetos aptos a concorrer ao edital.


Para o secretário estadual de Articulação Política, Ricardo Barbosa, a atuação dos superintendentes nas 32 regionais foi extremamente importante na divulgação do Programa, o que fortalece o trabalho da Secap em todo o Maranhão.


“Tenho muito orgulho do trabalho que os nossos superintendentes e assessores regionais realizaram na divulgação e apresentação do Programa Maranhão Solidário em todo o estado. Estou muito feliz com os resultados que temos alcançado e no número de municípios que aderiram ao Programa e nossa prioridade é fortalecer ainda mais as ações de governo”, disse o secretário.


O Maranhão Solidário também marca a consolidação das ações da Secap no apoio à ampla política social do Governo do Maranhão, com o avanço de ações capilarizadas de apoio a entidades sociais.


“É uma alegria e uma satisfação muito grande fazer parte de um governo que trabalha, constrói e transforma a vida do Maranhão. Nós superintendentes somos a base, os responsáveis por atualizar as informações e contribuir para o desenvolvimento e o governo dentro de cada cidade e cada região”, disse a superintendente regional de São Raimundo das Mangabeiras, Elmorane Coelho.


Superintendências e Assessorias


As Superintendências Regionais foram criadas no início da gestão do governador Flávio Dino e são vinculadas à Secap. São 32 regionais que têm como finalidade estreitar os laços entre Governo e sociedade, fortalecendo o atendimento às demandas prioritárias. O critério de regionalidade para formação destes núcleos considerou a união de municípios com características ambientais, vocações produtivas, relações socioeconômicas e culturais semelhantes, e foram implantadas com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos.


Os municípios que sediam as Superintendências: Cidelândia, Porto Franco, Presidente Dutra, Grajaú, Colinas, Chapadinha, Zé Doca, São Bento, São Raimundo das Mangabeiras, Itapecuru, Rosário, Governador Nunes Freire, São Bernardo, Dom Pedro, Carutapera, Cururupu, Bacabal, Pedreiras, Timon, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, Imperatriz, Açailândia, Codó, Miranda do Norte, Balsas, Barra do Corda, Lago do Pedra, Viana, Barreirinhas e Caxias.


O órgão conta também com apoio de assessorias técnicas que atuam em dezenas de cidades, ajudando a garantir a efetividade das ações do Governo.

Maranhão Solidário

O Programa Maranhão Solidário foi lançado em 2017 para apoiar entidades maranhenses, sem fins lucrativos, no âmbito do Programa Nota Legal, com restituição de créditos de restituição de ICMS, concedidos para estímulo à cidadania fiscal.

O programa garante apoio financeiro do Governo do Maranhão a projetos nas áreas de segurança alimentar e nutricional, criança e/ou adolescente, idoso, combate à pobreza, dependentes químicos, educação, cultura, cursos de capacitação, esportes, causa animal e iniciativas que estimulem a melhoria dos índices de desenvolvimento humano. Ao todo, serão 100 instituições beneficiadas com R$ 10 mil cada.

O Maranhão Solidário também prevê a transferência de recursos por meio de fundos como o Fumacop para o apoio de projetos de entidades sociais, como a atual etapa realizada pela Secap, Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Cidades inscritas na segunda etapa do Maranhão Solidário

1. SÃO LUÍS
2. CAXIAS
3. PACO DO LUMIAR
4. BACABAL
5. JENIPAPO DOS VIEIRAS
6. PRESIDENTE DUTRA
7. ROSÁRIO
8. IMPERATRIZ
9. SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
10. ZÉ DOCA BALSAS
11. BALSAS
12. BARRA DO CORDA
13. GOVERNADOR EUGENIO BARROS
14. MAGALHÃES DE ALMEIDA
15. SANTA INÊS
16. ACAILANDIA
17. SANTA LUZIA
18. ARARI
19. CARUTAPERA
20. CODÓ
21. GONCALVES DIAS
22. GOVERNADOR EDISON LOBÃO
23. MORROS
24. SÃO BERNARDO
25. SÃO JOÃO DOS PATOS
26. SÃO MATEUS DO MARANHÃO
27. TIMON
28. VARGEM GRANDE
29. ANAJATUBA
30. BARAO DE GRAJAU
31. CAJAPIÓ
32. CHAPADINHA
33. COLINAS
34. GOVERNADOR LUIZ ROCHA
35. HUMBERTO DE CAMPOS
36. LAGO DA PEDRA
37. LAGO DO JUNCO
38. MARACACUME
39. MONÇÃO
40. PARNARAMA
41. PASSAGEM FRANCA
42. PAULO RAMOS
43. PEDREIRAS
44. PIRAPEMAS
45. RAPOSA
46. SANTA LUZIA DO PARUÁ
47. SENADOR ALEXANDRE COSTA
48. TUTÓIA
49. ALDEIAS ALTAS
50. ALTAMIRA DO MARANHÃO
51. ALTO ALEGRE DO PINDARE
52. AMAPÁ DO MARANHÃO
53. ARAIOSES
54. AXIXÁ
55. BARREIRINHAS
56. BELA VISTA DO MARANHÃO
57. BELÁGUA
58. BENEDITO LEITE
59. BEQUIMÃO
60. BOM JARDIM
61. CÂNDIDO MENDES
62. CACHOEIRA GRANDE
63. CEDRAL
64. COELHO NETO
65. COROATÁ
66. ESPERANTINÓPOLIS
67. ESTREITO
68. FORMOSA DA SERRA NEGRA
69. FORTALEZA DOS NOGUEIRAS
70. FORTUNA
71. GODOFREDO VIANA
72. GOVERNADOR ARCHER
73. GRACA ARANHA
74. GRAJAÚ
75. ITAPECURU MIRIM (POVOADO VINAGRE)
76. JOAO LISBOA
77. JOSELÂNDIA
78. LAGO VERDE
79. MATA ROMA
80. MIRANDA DO NORTE
81. MONTES ALTOS
82. SÃO BERNARDO
83. NOVA OLINDA DO MARANHÃO
84. PEDRO DO ROSÁRIO
85. PINDARÉ-MIRIM
86. PINHEIRO
87. PIO XII
88. PORTO FRANCO
89. SANTANA DO MARANHÃO
90. SANTA HELENA
91. SANTA RITA
92. SANTO AMARO DO MARANHÃO
93. SÃO JOÃO DO SÓTER
94. SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS
95. SÃO MATEUS
96. SAO RAIMUNDO
97. SENADOR LA ROQUE
98. SUCUPIRA DO NORTE
99. TRIZIDELA DO VALE
100. TUFILÂNDIA
101. TUTÓIA
102. URBANO SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo