9 de dez. de 2021

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, participa do 1º Encontro dos Estudantes da Amazônia realizado pela UNE, em São Luís

 

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, no 1º Encontro dos Estudantes da Amazônia realizado pela UNE, em São Luís


Com o intuito de debater com a juventude estudantil as medidas necessárias para o desenvolvimento econômico sustentável na região amazônica, bem como refletir sobre os atuais danos causados pela exploração predatória do bioma amazônico, a União Nacional do Estudantes (UNE) realizou, até sábado (4), o 1º Encontro dos Estudantes da Amazônia, em São Luís do Maranhão. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Durante o encontro, o secretário de Educação, Felipe Camarão, destacou a importância do debate e ressaltou que a Educação é fator essencial para acabar com o preconceito e estabelecer o desenvolvimento social e econômico de uma sociedade.

“Devemos buscar soluções para os atuais problemas ambientais que ameaçam a Amazônia e o desenvolvimento sustentável da região e também combater outros males, que assolam o país. Não há mais espaço para uma sociedade machista, homofóbica, racista, que não respeita as religiões e os povos tradicionais, e isso se resolve, também, com educação. É por isso que devemos apostar muito em educação como fator de desenvolvimento de uma sociedade”, proferiu Camarão.

Bruna Brelaz, presidente da UNE, agradeceu o governo pelo apoio dado ao evento e se emocionou ao falar sobre o papel das escolas em tempo integral, que tiveram importância significativa em sua vida. Brelaz também destacou as ações no Maranhão, destaque, hoje, no fortalecimento do ensino em tempo integral.

“Queremos muito agradecer o secretário Felipe Camarão por esse momento. Eu estudei em escolas em tempo integral e graças a isso a minha mãe pôde trabalhar para nos sustentar. Esse momento é muito representativo para mim. Sei que o Maranhão investe em educação e as escolas em tempo integral possuem professores de qualidade, onde os alunos têm condições de ingressar em uma universidade”, exprimiu.

O 1º Encontro dos Estudantes da Amazônia teve o apoio do Governo do Estado

A programação do Encontro trouxe diversas atividades, como mostra científica, debates, oficinas, ato político em defesa da Amazônia, festival dos estudantes da Amazônia, entre outras atividades, que discutiram o “Papel da Educação e da Ciência na Preservação e no Desenvolvimento da Amazônia”; “Amazônia em Disputa: Modelos de Desenvolvimento e Preservação”; “Perspectivas e Desafios no campo da Cultura e Arte Amazônica, entre outros de relevância para a preservação da Amazônia.

Presente ao evento, a coordenadora da Escola Ambiental do Maranhão, Cricielle Muniz, ressaltou a participação dos Agentes Jovens Ambientais do Maranhão no debate em defesa da Amazônia. “É um debate importante e tão necessário para o Brasil, diante da crise ambiental que vivemos hoje em nosso país. Os Agentes Jovens Ambientais, instituídos pelo governo Flávio Dino, participaram desse momento de forma bem permanente e ativa, e ajudou a construir esse debate para o nosso país, em defesa da Amazônia”, ressaltou.

Estudantes dos diversos estados brasileiros participaram do Encontro na cidade de São Luís, em defesa da Amazônia

Estudantes de munícipios dos diversos estados brasileiros pertencentes à Amazônia Legal participaram do Encontro. A estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, Gabryela Lobato, e representante do Movimento Estudantil Coletivo Juntos, ressaltou a importância do debate.

“A importância desse encontro se dá muito pela conjuntura que a gente está vivendo. São diversos ataques à Educação, corte de bolsas nos cursos de graduação e pós-graduação e quando a gente vem para Amazônia, vê diversos ataques ao meio ambiente e aos povos tradicionais. A conjuntura de ser um estudante na Amazônia engloba tudo isso, a gente está em defesa da educação, mas também está em defesa do nosso território”, concluiu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo