6 de fev. de 2022

De 0 a 9 anos: 37 crianças morreram de covid no Maranhão

 

A vacinação em massa tem sido a forma enfrentada para diminuir o impacto da transmissão do vírus e garantir que o público infantil não fique desprotegido. (Foto: Reprodução)


Um comitê de investigação de óbito infantil vai apurar o caso de uma criança de 1 ano e 16 dias que faleceu na cidade de Balsas, no dia 31 de janeiro, após testar positivo para Covid-19.

De acordo com Secretaria Municipal de Balsas, o bebê estava internado desde o dia 29 de janeiro na UPA do município com sintomas gripais. O quadro de saúde dele pode ter sido agravado pela Covid-19, pois o bebê tinha malformações múltiplas.

Mais de 13 mil infectados

De acordo com o Painel Covid da Secretaria de Estado da Saúde, desde que surgiu o primeiro caso de Covid no Maranhão, 13.158 crianças de 0 a 9 anos foram infectadas com o vírus. 37 óbitos foram registrados nessa mesma faixa etária.

A vacinação em massa tem sido a forma enfrentada para diminuir o impacto da transmissão do vírus e garantir que o público infantil não fique desprotegido. No Maranhão, a vacinação na faixa etária de 5 a 11 anos começou no dia 15 de janeiro.

O secretário, Carlos Lula, ressaltou a segurança da vacina para o público infantil.

“É importante dizer para todos os pais de maranhenses: a vacina é segura, é eficaz e muita criança adoece e passa muito mal por conta da Covid-19. O Brasil é o segundo país do mundo que mais perdeu crianças por causa da doença e nós não podemos repetir isso. A Ômicron está varrendo o Sul e o Sudeste do país, em breve deve chegar aqui também, e ela é prevalente em crianças, por isso é fundamental que todos os pais, mães e responsáveis vacinem seus filhos”, alertou o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, durante o início da vacinação no estado.


Os dados contabilizados fazem parte do Portal da Transparência do Registro Civilbase de dados que reúne as informações de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos 7.663 Cartórios brasileiros -, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), e que retrata ainda que esta faixa etária registrou 6 mortes em razão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e uma por morte súbita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo