24 de fev. de 2022

Educação do Maranhão ganha creche e reforma da sede do CEE-MA, no centro de São Luís

 



Dois casarões históricos do acervo arquitetônico de São Luís passaram a abrigar, a partir de quarta-feira (24), importantes estruturas do Sistema Educacional Maranhense. Na Rua Rio Branco, esquina com a Rua dos Afogados, foi inaugurado o Centro Integral de Educação Infantil – Creche Centro, fruto da parceria Governo do Estado e Vale. Descendo mais um pouco, já na Rua do Sol, a sede do Conselho Estadual da Educação foi totalmente reformada e modernizada, também, pelo Governo do Estado, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A esperança tomou conta dos moradores e trabalhadores da região central de São Luís com a chegada da Creche do Centro, que oferecerá todo conforto e segurança para mais de 70 crianças, em um ambiente educacional para o desenvolvimento e aprendizagem com a educação infantil pública e de qualidade.

Moderna sede do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA)

“Há muitas trabalhadoras que necessitam de creches perto do seu local de trabalho, por isso instalamos essa creche de tempo integral na região central. Nós cuidamos do ensino médio, da universidade, mas estamos fazendo e desejando que o pacto estadual pela aprendizagem se fortaleça ainda mais. A inauguração dessa creche tem dupla importância, uma para o patrimônio histórico e a outra para a educação da cidade de São Luís”, ressaltou o governador Flávio Dino.

O secretário de Estado da Educação Felipe Camarão também destacou a importância da creche para o acolhimento das crianças e ressaltou as parcerias firmadas, que possibilitaram a entrega do prédio à população de São Luís.

“A segunda creche de tempo integral inaugurada pelo Governo do Estado, mesmo não sendo de nossa responsabilidade principal, e aqui enalteço o trabalho e a parceria do deputado Márcio Jerry, de outros secretários e da Empresa Vale, que nos ajudaram nessas duas obras. É um projeto de restruturação, que tem dimensão educacional e de respeito ao patrimônio da nossa cidade, porque estamos recuperando parte da nossa história”, destacou o secretário.

A ação integra o conjunto de obras do Programa Nosso Centro e foi executada pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com a empresa Vale. A reforma do espaço, além de valorizar a educação, garante o desenvolvimento sustentável, a conservação e a valorização da história da capital maranhense.

“Agradeço o governador Flávio Dino pela confiança e pelas inúmeras parcerias construídas ao longo desses sete anos de mandato com a Vale. Acreditamos que juntos somos mais fortes e por meio de parcerias como essas é possível construir a melhoria de indicadores sociais para a cidade, o município e estado. Essa parceria nos honra muito e nos dar oportunidade de contribuir com esse patrimônio, que é identidade do povo maranhense”, proferiu o gerente executivo de operações do Porto Norte da Vale, Rômulo Rovetta.

Primeiro a felicidade diz respeito ao local que abriga tantas histórias e as crianças farão muitas descobertas e poderão contemplar aquilo que é delas. Por outro lado, é um espaço que vai nos permitir desenvolver uma proposta bastante diferenciada, de infância protagonista, onde a infância será realmente valorizada”, expressou a gestora da Creche Centro, Danielle Veras.

Moderna sede do Conselho Estadual da Educação

No ano em que completa 60 anos de existência, o Conselho Estadual da Educação do Maranhão (CEE-MA) ganhou uma sede totalmente requalificada e moderna, um marco desde a criação do Colegiado, através da Lei nº 2.235, de 1962. “Essa sede será um referencial para a Educação. Uma casa digna à altura do Conselho Estadual de Educação”, realçou o governador Flávio Dino, que inaugurou o prédio ao lado da presidente Soraia Raquel e do secretário Felipe Camarão.

“Missão cumprida e presente entregue nos 60 anos do Conselho Estadual da Educação. Eu não poderia encerrar o meu ciclo como secretário, nem Flávio Dino como governador, sem melhorarmos as condições da maior casa de Educação desse estado, principalmente no ano em que completa os seus 60anos de existência”, enfatizou Felipe Camarão.

Com investimentos na ordem de R$ 1.699.761,42, o CEE-MA teve seu arquivo digitalizado, ganhou um memorial que remonta sua história desde os marcos legais, resoluções, regulamentações, equipamentos antigos, até uma galeria de ex-presidentes do órgão. Além disso, o casarão conta, agora, com elevador e rampas para acessibilidade, auditório, salas amplas, piso tátil, além da recuperação de todo o prédio.

“Estamos, há muitos anos, aguardando por este momento de revitalização. Não se trata de uma simples mudança, de alteração da estrutura predial. É um sonho que se torna realidade em um momento histórico e singular. O Maranhão tem passado por um processo de revolução educacional, nestes últimos oito anos, após um longo período de estagnação e, logo no primeiro dia de seu governo, o governador Flávio Dino emitiu um ato voltado para a educação implantando a política da Escola Digna, que contribui para a transformação da realidade de vida do nosso povo”, afirmou.

Estiveram presentes à solenidade, os conselheiros e conselheiras estaduais, servidores, secretários adjuntos da Seduc; o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso; o deputado federal Gastão Vieira, o deputado estadual Leonardo Sá, entre outras autoridades.

Solenidade de inauguração da sede do CEE-MA

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo