9 de fev. de 2022

Governo realiza ações para o fortalecimento da educação em diversos municípios do estado

 


Ao longo dos anos, o Governo vem intensificando os investimentos para fortalecer a educação no estado, com construção, reforma e revitalização de equipamentos educacionais, oferta de cursos profissionalizantes para a população, além de outras ações para melhorar a vida das pessoas de diversos municípios, como aconteceu, nesse sábado (5), em Cachoeira Grande, Presidente Juscelino e Santo Amaro.

O governador Flávio Dino ressaltou a importância da entrega do prédio escolar para a valorização da educação em Cachoeira Grande. “Eu conversei com os alunos e eles me contaram que estão mais animados agora porque irão estudar em uma escola nova. Fiz questão de estar presente nessa inauguração, para dizer que essa escola pertence às crianças de hoje e às crianças do amanhã. A Escola Municipal Santa Maria pertence à comunidade”, expressou.A nova Escola Municipal Santa Maria beneficiará mais de 80 alunos e possui duas salas de aula, pátio coberto, banheiros acessíveis, cozinha, área de serviço, entre outros espaços para acolher com todo conforto a comunidade escolar. Os investimentos para a construção do prédio escolar foram da ordem de R$ 397.667,87.

“Esse é um momento muito importante para Cachoeira Grande, em especial para o povoado Pindobal. Hoje o governador Flávio Dino veio, juntamente como o secretário de Educação Felipe Camarão, para fazer a entrega oficial dessa escola digna no nosso município. O prédio possui uma bela estrutura, que irá fortalecer o ensino e a aprendizagem da nossa cidade. A população do povoado Pindobal está muito feliz”, exprimiu o prefeito de Cachoeira Grande, César Castro.

“Em breve retornaremos à Cachoeira Grande para inaugurar mais duas escolas dignas aqui na cidade. Em Presidente Juscelino, temos escolas dignas em andamento e também assinamos a Ordem de Serviço da reforma da escola da sede. É assim, o governo Flávio Dino revolucionando o Maranhão por meio da educação”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Presidente Juscelino

O Governo do Estado também realizou ações em Presidente Juscelino para beneficiar a população local, com a assinatura da Ordem de Serviço da reforma do Centro de Ensino Senador Vitorino Freire e retomada das obras das escolas dignas nos povoados Juçaral e Buritirana, entre outras ações.

O professor de Língua Portuguesa, Márcio Alessandro, acredita que após a reforma o ambiente oferecerá condições adequadas para abrigar a comunidade escolar e possibilitará o acesso dos estudantes a um espaço digno e propício para fortalecer a aprendizagem dos estudantes.

“Essa reforma da nossa escola será um dos grandes legados que o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão deixarão para a nossa cidade. A assinatura da Ordem de Serviço nos enche de esperança porque irá melhorar o ambiente escolar. A ação do Governo veio na hora certa e irá melhorar a educação dos jovens juscelinenses”, avaliou.

Cleonice Teixeira, mãe de estudante, resumiu bem a sua alegria quando o governador Flávio e o secretário Felipe Camarão assinaram a Ordem de Serviço que possibilitará a reforma do CE Senador Vitorino Freire. “É muito gratificante saber que a escola será toda reformada. Estou muito feliz”, proferiu.

A gestora geral do CE Senador Vitorino Freire, Rosiléa Dias Carvalho, agradeceu o Governo pela reforma. “Para nós é um motivo de alegria e satisfação receber o governador e saber que a escola vai ser transformada, para oferecer melhores condições à comunidade escolar de Presidente Juscelino”, disse.

O prefeito de Presidente Juscelino, Pedro Paulo, agradeceu pelas inúmeras ações realizadas no município. “Hoje é um dia importante para a nossa cidade. Todos esses presentes que a cidade recebeu do Governo farão com que a cidade cresça ainda mais. Em nome de toda a população de Presidente Juscelino, eu agradeço o Governo por estar sempre do nosso lado”, afirmou.

Santo Amaro

Em Santo Amaro, o Governo também realizou a inauguração do CE Manoel Dias de Sousa e trouxe de volta a alegria dos estudantes, que irão estudar em um ambiente confortável com padrão Escola Digna. A escola, que atende mais de 450 estudantes, não passava por uma reforma há 20 anos. Os investimentos, que garantiram a reconstrução do prédio escolar, foram da ordem de R$ 1.600.647,93.

“Esse momento é de grande satisfação porque a gente está recebendo a escola reformada e adequada para que nossos estudantes possam receber um ensino de qualidade. Hoje, quando olho para a nossa escola, percebo que o sonho da comunidade escolar foi realizado”, ressaltou a gestora do CE Manoel Dias de Sousa.

A estudante Ruth Hevilly Oliveira, 16 anos, ficou feliz com a nova estrutura do CE Manuel Dias de Sousa. “Estou muito feliz, porque a escola mudou completamente depois da reforma. Agradeço ao governador Flávio Dino por ter nos proporcionado tamanha alegria”, comemorou.

“Hoje é um momento de alegria por estarmos recebendo a escola toda reformada. Há muito tempo que esperávamos por esse momento e hoje fomos agraciados com entrega do CE Manoel Dias de Sousa todo reformado. Agradeço ao governo por proporcionar para o município tamanha alegria”, festejou o prefeito Leandro Moura.

Certificação IEMA

Ainda em Santo Amaro, o governo realizou a certificação de 107 alunos, que receberam formação por meio dos cursos do Programa Trabalho Jovem, ofertados pelo IEMA. Entre os quais: Redeiro de Pesca, Guia Turístico Local, Beneficiamento do Pescado e Manutenção de Motores de Embarcação.

A moradora do povoado Travosa, Alcione dos Santos, recebeu formação no curso de Rendeiro de Pesca. “Eu não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz. No curso tive a oportunidade de aprender várias coisas, como tecer rede. Eu agradeço o Governo e espero que novos cursos sejam ofertados para a população, porque muitas pessoas precisam dessa oportunidade”, revelou.

Marinaldo Pereira da Silva, morador do Povoado Boa Vista, recebeu certificação em Beneficiamento de Pescado. “Esse curso foi muito importante para a minha vida, porque eu já trabalhava com a pesca e pude me capacitar mais ainda. Aprendi muito nesse curso”, agradeceu.

Durante a solenidade de certificação dos estudantes, foram entregues motores de rabeta e kit com caixa de isopor e balança para estudantes do curso Beneficiamento de Pescado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo