11 de mar. de 2022

Em dois dias, Governo certifica cerca de 3 mil pessoas com cursos profissionalizantes, na capital maranhense

 

Cursos profissionalizantes representam um olhar atencioso para a geração de emprego e renda

Com o intuito de promover a qualificação profissional e garantir oportunidade de emprego e renda para a população maranhense, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) certificou 2.857 pessoas, nesta quarta (9) e quinta-feira (10), que concluíram cursos profissionalizantes promovidos por meio do Programa Trabalho Jovem. As turmas foram realizadas em diversos bairros da capital maranhense, em parceria com instituições religiosas e outras entidades.

O secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Belo, destaca que a oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos maranhenses é uma grande política pública do governo Flávio Dino, que tem um olhar atencioso para a qualificação profissional e para a oportunidade de geração de emprego e renda.

“Essa é uma semana muito importante em que a qualificação profissional está sendo fortalecida no Maranhão. Somente aqui na capital maranhense, a Seduc está qualificando quase 3 mil pessoas, de diversos bairros. Isso demonstra todo o empenho do governador Flávio Dino e do secretário Felipe Camarão em gerar oportunidades. E tenho certeza que o vice-governador Carlos Brandão dará continuidade a essa importante ação de política pública para o estado do Maranhão, quando assumir o comando do governo”, declarou.

“É um momento de alegria, de mais um curso, mais um propósito na vida. É um curso que me trouxe 100% de lucros próprios e não vou parar. Não é hora de parar, é hora de seguir e correr atrás dos nossos objetivos. Hoje vou receber mais um diploma e vou colocar na minha parede”, reforçou Gilmar Santos Costa, morador do João de Deus, que fez o curso de Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, ofertado na Assembleia de Deus da Cidade Operária.

Entre as dezenas de turmas ofertadas em igrejas e entidades presentes em diversos bairros da ilha, além das unidades do IEMA Vocacional, foram realizados cursos de Cuidador de Idoso, Eletricista Predial, Instalação e Manutenção de Ar-condicionado, Estética, Cabeleireiro, Assistente de Farmácia, Música, Montagem e Manutenção de Computadores, Serviços de Construção Civil, Panificação e Confeitaria, Serigrafia, Assistente Administrativo, Pedreiro de Alvenaria, Barbeiro, Informática Básica, Gastronomia Básica, Corte e Costura, Soldador, Cozinheiro Industrial, Garçom, Inglês Básico, Inglês Intermediário e Inglês Avançado, dentre outros.

Carla Polyana fez o curso de Assistente Financeiro e afirma que a qualificação alavancará sua vida profissional, com os conhecimentos adquiridos. “O curso foi um grande incentivo na minha vida profissional. Eu já trabalho na área de vendas e com ele será um pontapé para alavancar meus conhecimentos e minha atuação”, disse.

Amanda Alves, de 24 anos, fez o curso de Cozinha Industrial na unidade do IEMA Gastronomia, e ressalta que os conhecimentos vão muito além da cozinha. “O curso me trouxe a base do empreendedorismo e benefícios para meu próprio negócio, que é uma hamburgueria. Trouxe uma visão bem mais ampla do que eu tinha antes e do que eu posso fazer a partir de agora, como melhorar meu negócio. As professoras são maravilhosas. Foi tudo muito gratificante”, comentou.

“Hoje em dia o mercado de trabalho se encontra um local muito competitivo e os cursos me proporcionaram um estágio maravilhoso e me beneficiarão na minha área profissional. Eu quero ter a oportunidade de fazer novos cursos, porque eles são excelentes”, afirmou Gabriel Corrêa, de 19 anos, que já fez curso de Inglês e Gastronomia Básica, no IEMA, e agora foi certificado no curso de Cozinha Industrial.

“O curso profissionalizante veio para gerar renda e agregar valores. Então aquelas pessoas que vestiram a Então aquelas pessoas que vestiram a camisa, que se disponibilizaram, para aqueles que realmente quiseram mudar de vida, a oportunidade foi dada”, relatou Balbina Martins Ribeiro, estudante do Curso de Estética.


Mais fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo