5 de mar. de 2022

Felipe Camarão entrega Mais obras educacionais entregues em Tutóia e Araioses

 


A comunidade escolar dos municípios de Tutóia e Araioses agora podem contar com mais condições para a oferta de uma educação digna e com qualidade. As duas cidades receberam, nesta sexta-feira (4), do Governo do Estado, a revitalização do Centro de Ensino Casemiro Abreu, em Tutóia, e a requalificação do Farol do Saber Profa. Maria Veras Castelo Branco, em Araioses. Juntos, os dois equipamentos educacionais receberam investimentos da ordem de cerca de R$ 360 mil.

“Hoje, o Programa Escola Digna entregou mais obras importantes aos municípios do Baixo Parnaíba. Em Tutóia, entregamos a revitalização do Centro de Ensino Casemiro de Abreu, escola que possui resultados educacionais expressivos e merecia muito a melhoria da estrutura. Aproveitamos a ocasião para certificar quase 70 mulheres e homens nos cursos profissionalizantes do IEMA Vocacional. Em Araioses, entregamos o novo Farol do Saber, mais um importante equipamento que irá promover a educação e a cultura. Vale lembrar que já entregamos Escola Digna no município. Toda semana, o Escola Digna realiza nossas ações no Maranhão”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.Estudante do 3° ano do ensino médio do C.E. Casemiro Abreu, Muriel Lima destacou a importância das melhorias na infraestrutura escolar. “A escola traz um ambiente mais agradável para os alunos estudarem, os professores trabalharem e para os funcionários em geral. Com a escola assim, a gente se sente mais confortável, em um ambiente mais acolhedor. Na questão dos estudos, temos uma quadra para a prática da educação física, contamos com laboratórios importantes para as aulas de Química, Física e Biologia. A qualidade de ensino aumenta muito mais quando a gente tem uma estrutura adequada”, apontou.

Muriel é um dos 1.028 estudantes que têm aulas no prédio do Centro de Ensino, onde são atendidos, também, alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). As melhorias na estrutura da escola contemplaram piso, banheiros, instalações hidráulicas e elétricas, pintura, forro, climatização, entre outros.

“O estudante tem muito mais motivação para estudar em um ambiente limpo, arrumado, organizado, e aqui foram feitos vários serviços. E isso é muito importante para toda a comunidade do Casemiro de Abreu”, realçou a gestora geral Lourdes Ramos.

Certificação Cursos IEMA








 Governo também certificou, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, cerca de 70 jovens e adultos dos cursos do IEMA Vocacional ofertados em Tutóia, entre os quais: Beneficiamento de Pescado, Doces e Salgados e Manicure e Pedicure. Além da certificação, houve a entrega de kits do Programa Mais Renda, para fomentar o empreendedorismo entre os alunos concludentes.

“Sou profissional há 15 anos, mas aprendi muito com o curso. Quem ainda não fez, que faça, pois só ajuda a crescer o trabalho da gente. Esse foi o primeiro para me incentivar a fazer outros que vierem”, comentou Irany Reis, certificada no curso de Manicure e Pedicure.

“Em primeiro lugar, queria agradecer a oportunidade de poder fazer esse curso. É um sonho que veio para nos incentivar e também criamos um vínculo de amizade. Sou muito grata, espero que continue e dê oportunidade para outras pessoas que não conseguiram participar desse”, concluiu Jaqueline Neves, certificada no curso de Doces e Salgados.

Farol do Saber

Em Araioses, o Governo do Estado reinaugurou o Farol do Saber Profa. Maria Veras Castelo Branco. Com a requalificação, a biblioteca ganhou melhorias na cobertura, forro, instalações elétricas, revestimentos, banheiro e rampas de acessibilidade, climatização, pintura geral e paisagismo na área externa. Além disso, o espaço ganhou um acervo moderno, incluindo a releitura de obras da literatura maranhense e brasileira.

Felipe Camarão e a prefeita Luciana Marão descerram placa do Farol de Araioses. (Foto: Lauro Vasconcelos)

“Quero agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por mais esse empreendimento em nosso município. Com certeza esse farol do saber vai engrandecer ainda mais a educação do município. Isso vai alavancar a educação, proporcionar um ambiente propício para estudar, ler e, acima de tudo, promover e transformar a educação do município”, ressaltou a prefeita de Araioses, Luciana Marão Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo