8 de mar. de 2022

Programa Jovem Senador segue com inscrições abertas até dia 18

 


As inscrições para o Programa Jovem Senador, edição 2022, seguem até o dia 18 de março. Os estudantes serão selecionados por meio de um concurso de redação realizado em escolas públicas de ensino médio de todo o país. O tema deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. As inscrições podem ser realizadas por meio do e-mail: jovemsenador.ma@gmail.com.

No ato da inscrição, os interessados também deverão enviar as redações (que devem ser do gênero dissertativo-argumentativo), juntamente com as cópias do RG do candidato e do professor orientador. Os estudantes devem estar regularmente matriculados e frequentando o ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades: regular, profissional técnico integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA). Também podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio em 2021/2022, além de ter no máximo 21 anos completos até 31 de dezembro de 2022.

As escolas que não tiverem condições de enviar a ficha de inscrição, a redação e as cópias do documento por e-mail poderão encaminhar pelos Correios para a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na Assessoria Especial (sala 113), situada na Rua dos Pinheiros, nº 15, Jardim São Francisco, São Luís/MA – CEP 65076-250. Tanto o e-mail como a postagem do material através dos Correios terão como data final o dia 18 de março de 2022, quando se encerram as inscrições.

Na primeira fase da seleção, as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal escolhem as três melhores redações do estado. Na segunda fase, uma comissão julgadora do Senado Federal seleciona, entre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão aclamados jovem senadores ou senadoras.

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar junto com o seu professor orientador, em Brasília, no período de 27 de junho a 1º de julho de 2022, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site https://www.senado.leg.br/jovemsenador

Mais informações podem ser obtidas pelo contato: (98) 99603-7366 (Coordenação).

Calendário:

  • Entrega das redações – até 18/03/2022
  • Seleção dos finalistas estaduais – até 18/04/2022
  • Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras – 06/05
  • Anúncio do vencedor do Concurso de Redação – 11/05
  • Semana de Vivência Legislativa – 27 de junho a 1º de julho de 2022

Fonte: Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo