Três corpos foram encontrados na manhã deste sábado (30) dentro da Terra Indígena Parakanã, situada no município paraense de Novo Repartimento. A suspeita é de que pertençam aos três caçadores que desapareceram nessa área, no último dia 24. São eles: Cosmo Ribeiro de Sousa, José Luís da Silva Teixeira e Wilian Santos Câmara. Uma força-tarefa de órgãos de segurança, que incluiU a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Federal, foi montada para as buscas e mobilizou mais de 150 agentes. A informação foi confirmada pela PF no início da tarde de hoje.  

Com a localização dos corpos, resta aguardar a avaliação dos peritos da Polícia Científica para confirmar a identidade dos mesmos, o que será feito em Marabá. Eles estavam relativamente perto de onde foram vistos pela última vez, a cerca de 30 quilômetros da sede de Novo Repartimento, com acesso pela rodovia BR-230 (Transamazônica). A via federal chegou a ser interditada por familiares e amigos dos caçadores, que reivindicavam a localização dos corpos.


Devido ao clima tenso que se instalou entre os familiares dos desaparecidos e os indígenas, houve reforço na segurança da região para evitar eventuais conflitos. As investigações prosseguem com o intuito de localizar os autores do crime. Por medida preventiva, eventos festivos do Dia do Trabalhador foram suspensos na cidade. A Justiça Federal na comarca de Tucuruí determinou que a Força Nacional permanecesse na região por mais 15 dias, a contar de quarta-feira (28).