6 de abr. de 2022

Seduc certifica mais de 600 Articuladores Pedagógicos Municipais

 A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta semana, nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), a cerimônia de Certificação dos Articuladores Pedagógicos Municipais (APMs) que participaram dos Ciclos Formativos ofertados pelo Governo do Maranhão, por meio do Pacto Estadual pela Aprendizagem, em 2021.

No período, foram realizados oito Ciclos Formativos: três do eixo Alfabetização e cinco do eixo Educação Infantil. Os APMs que receberam a formação estadual atuam como formadores em articulação e replicação dos Ciclos Formativos junto aos gestores escolares e professores da Educação Infantil e da Alfabetização, nas Secretarias Municipais de Educação (Semeds). Vale destacar que os Ciclos Formativos de 2022 já foram iniciados.

Desde a instituição do Pacto Estadual pela Aprendizagem, em 2019, já foram formados 1.080 APMs. Só em 2021, foram formados 648 Articuladores Municipais dos 217 municípios.

“Esse momento é de celebração pelo esforço dos Articuladores Pedagógicos Municipais que, ao longo de 2021, foram imprescindíveis para que as formações ocorressem, uma vez que ao ponto que recebem a formação, eles passam a ser formadores em seus municípios, levando professores e gestores da Educação Infantil e Alfabetização a refletirem sobre a educação dos estudantes”, destacou professora Fernanda Ferraz, supervisora do Regime de Colaboração da Seduc.

O Pacto Estadual pela Aprendizagem

O Pacto Estadual pela Aprendizagem foi criado em março de 2019 como forma de melhorar as condições de aprendizagem, da permanência dos estudantes no ambiente escolar e potencializar o regime de colaboração previsto no Programa Escola Digna.

Entre os objetivos do Pacto, destacam-se: a garantia de que todos os estudantes do território maranhense estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; a redução da distorção idade-série na Educação Básica; a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da contribuição no aperfeiçoamento da formação dos profissionais de educação das redes municipais.

Na prática, o governo apoia as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil para que ele chegue ao Ensino Médio com as habilidades necessárias à sua formação.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo