21 de abr. de 2022

UM LEGADO DEIXADO POR FELIPE CAMARÃO - Escola Digna é destaque em reunião de Conselho Nacional de Secretários de Educação

 


 A continuidade e o fortalecimento do Programa Escola Digna e do Pacto pela Aprendizagem com municípios, bem como as perspectivas de mais avanços educacionais no estado do Maranhão, foram destaque na Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que ocorreu na segunda-feira (18), em Brasília. 


As ações da política educacional Escola Digna, empreendidas pelo Governo do Maranhão, e que alavancaram a melhoria dos índices maranhenses, foram pontuadas pela secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira, durante sua apresentação como nova gestora da pasta no estado, ao colegiado de secretários. 


“Estou sucedendo o secretário Felipe Camarão, que fez um trabalho memorável, juntamente com o ex-governador Flávio Dino, realizador de um emblemático e histórico governo no Maranhão. O governador Carlos Brandão, ao assumir o cargo no último dia 2, reiterou a Educação como política pública prioritária, com a continuidade do Programa Escola Digna, um programa que começou eliminando as escolas de taipa e, depois, se tornou em uma política pública com o olhar para dentro das escolas, valorizando as pessoas”, enfatizou a secretária. 


Leuzinete Pereira ressaltou o papel do Pacto pela Aprendizagem firmado entre o Estado e municípios maranhenses. “Fizemos um pacto com os municípios, pois temos quase 2 milhões de estudantes em todo o estado matriculados na Educação Básica, mais de 70% deles estão nas redes municipais. É preciso olhar para os territórios nos quais as pessoas vivem. Nosso esforço, agora, é para nos irmanar com os municípios para ajudá-los, apoiá-los tecnicamente, para que possamos fazer, de fato, um pacto, sobretudo, nesse momento de pós-pandemia, em que as taxas de abandono, de repetência, e os indicadores se tornaram mais desafiadores”, detalhou.


A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) integra o grupo de sete pastas de Educação, entre os estados brasileiros, que receberam novos gestores neste mês de abril.


Prêmio de Jornalismo Paulo Freire


Ainda em Brasília, a secretária Leuzinete Pereira participou da solenidade de entrega do Prêmio Paulo Freire de Jornalismo de Educação, promovido pelo Consed e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que escolheu as melhores produções jornalísticas com o tema “Educação pública na pandemia: inovação para manter a aprendizagem e o vínculo do aluno nas escolas das redes estaduais". 


A premiação ocorreu em seis categorias e a gestora maranhense foi convidada para fazer a entrega do prêmio aos três primeiros colocados na categoria radiojornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo