17 de mai. de 2022

“Colunaço do Dr Pêta” desmascara Senador Roberto Rocha sobre ferry-boat

 Colunaço do Dr Pêta” publicado impreterivelmente todos os domingos no Jornal Pequeno tratou, na edição desta semana, de desmascarar um pronunciamento feito pelo senador Roberto Rocha (PTB) dias atrás contra a atuação do governo do Estado nas empresas que operam a travessia nos terminais do Cujupe e da Ponta da Espera.

De outro modo, o Blog do Domingos Costa apurou que Rocha pode estar atuando em favor de um certo empresário que quer voltar a operar no sistema e, para tanto, pediu a “defesa” do senador e de outros políticos. Verdade seja dita, esses empresários estão sentindo abstinência de “passagens” e estão se aproveitando da situação.

Quem são os políticos que estão querendo tirar proveito da grave situação em que se encontra o setor de ferry-boat no Maranhão???!!!

Quem são os políticos que estão querendo tirar proveito da grave situação em que se encontra o setor de ferry-boat no Maranhão?!

Essa semana o senador Roberto Rocha usou a tribuna da casa para falar sobre os sérios problemas que os usuários de ferry-boat vêm enfrentados nos terminais do Cujupe e da Ponta da Espera!!! No sábado, 7, o blog O INFORMANTE (JP online) havia levantado suspeita de ‘ação política’ numa interdição feita por caminhoneiros, do outro lado do continente, impedindo que usuários pudessem fazer a travessia Cujupe-São Luís!!! Diante da suspeita e do pronunciamento do senador Roberto Rocha, o Colunaço ‘caiu em campo’ para tentar ‘clarear’ um pouco o assunto, baseado no próprio discurso do senador!!! Disse Rocha: “Desde 1987, uma empresa privada chamada Serviporto faz essa travessia. Ela chegou a administrar três ferry-boats, transportando 2.800 pessoas por dia e mais de 800 mil (???) veículos. Só que o governo comunista vê os empresários como inimigos e não como parceiros, e por isso o governador Flávio Dino decidiu estatizar a empresa; ou seja, fez uma intervenção não apenas no serviço público, mas na empresa privada (…). Após cinco anos impondo restrições seríssimas à empresa, em 2020 o governo do Maranhão deu o golpe final e publicou um decreto determinando a intervenção estatal na empresa prestadora daquele serviço. E como se o presidente Bolsonaro interviesse na Globo, na Record…!!! O governo então assumiu a gestão da empresa. Substituiu funcionários, passou a cuidar da contabilidade, deixou de pagar  as contas, assumiu as contas bancárias e por aí vai. O resultado disso: dos três ferry-boats, dois estão quebrados. O único que funciona opera apenas com um motor, e uma viagem que deveria durar 1 hora está durando mais de três horas. As filas de espera são quilométricas e a falta de segurança, claro, é evidente. E agora, após sucatear a empresa privada prestadora do serviço, o governo quer fazer uma licitação e trazer uma empresa de fora para gerir a trevessia”!!!

Bom, desde 1987 a Serviporto fazia essa travessia de forma ilegal e clandestina, sem o devido processo legal, e prestando, historicamente, um péssimo serviço!!! Quando houve a intervenção, só havia um ferry emfuncionamento: o Araioses!!! Após a finalização da primeira intervenção, ficou encaminhado um plano de trabalho para a recuperação da embarcação ‘Cidade de Tutóia’, o que não foi seguido pela administração da empresa fora da intervenção, fato este que inclusive motivou as futuras intervenções!!! O exgovernador Flávio Dino não estatizou a empresa; o que ocorreu, na verdade, foi uma intervenção com base na Lei de Concessões (Lei 8.987/1995), com a devida previsão legal e fundamentação, e sendo classificado como serviço essencial, ao contrário dos outros serviços que o senador utiliza como exemplo, como intervenção na Globo, Record, que não têm nada a ver!!! “Dos três ferrys, dois estão quebrados”, disse Rocha!!! Um ferry não foi recuperado pela família, mesmo após a finalização da primeira intervenção e a disponibilização de recursos em caixa para a recuperação da embarcação ‘Tutóia’!!! O ferry São José está em processo de manutenção para reclassificação, uma vez que foi constatado o abandono histórico pela gestão familiar: problemas no porão e rampa, sendo apontada a necessidade de uma manutenção mais profunda nesses quesitos, para a reclassificação!!! “O único que funciona é apenas com 1 motor”, acrescentou o senador!!! Bom, a embarcação ‘Cidade de Araioses’ está funcionando com plena capacidade (dois motores de propulsão e dois geradores), tendo, inclusive, seu certificado de navegação renovado no dia 10/04/2022, com validade de 12 meses!!! “O governo quer trazer uma empresa uma empresa de fora”, disse mais!!! Ora, a licitação realizada é um procedimento aberto, onde qualquer empresa interessada de qualquer parte do país poderá participar!!! O governo apenas analisa as empresas que apresentarem propostas!!!

Na verdade, quando foi feita a intervenção na Serviporto, a empresa já estava quebrada e em colapso!!! O seu proprietário, Nemésio, encontrava-se gravemente enfermo, vindo a falecer posteriormente…, a empresa estava abandonada!!! O governo ‘segurou’ esses anos todos para que houvesse a licitação, que acabou acontecendo!!! A Serviporto, em colapso, optou por nem concorrer!!!

Para concluir, o Colunaço foi informado de que a Internacional Marítima já se colocou à disposição das autoridades para ajudar!!! E com a experiência que possui no setor, pode contribuir muito para minorar essa questão!!! A direção da empresa já se manifestou dizendo que tem apreço e respeito por todos que cuidaram e cuidam desse processo, por entender que eles estão preocupados em buscar uma solução que atenda os interesses dos usuários do sistema!!! Lamentavelmente, estamos em um período pré-eleitoral, e, logo, isso se torna uma questão política!!! Infelizmente, politizar um problema grave como esse não resolverá nada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo