21 de mai. de 2022

Operação federal interdita garimpo ilegal de minério e apreende 2,4 mil toneladas de manganês no PA


Foram apreendidos minério extraído ilegalmente e máquinas em Curionópolis e Marabá. Operação conjunta da PF, PRF e ANM segue em andamento.


Um garimpo ilegal de manganês foi interditado e minério e máquinas foram apreendidos no sudeste do Pará na quinta-feira (19) durante uma operação integrada por forças de segurança nacional.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que divulgou a ação no início da tarde desta sexta-feira (20), foram apreendidas 2,4 mil toneladas de minério extraído de forma irregular, além de duas retroescavadeiras e um britador na zona rural de Marabá e Curionópolis.


A ação é realizada de forma conjunta entre PRF, Polícia Federal e Agência Nacional de Mineração e segue em andamento para combater a extração ilegal de minério na região.


Moradores da região interditaram a única via de acesso ao garimpo queimando pneus e bloqueando a estrada em protesto contra as ações de fiscalização. "Após negociações, as equipes conseguiram a liberação total da via", informou a PRF.


Esta é a segunda apreensão de manganês esta semana. No domingo (15), 800 toneladas foram apreendidas em caminhões. Os motoristas abandonaram as carretas para tentar fugir da fiscalização, mas acabaram sendo detidos.


De janeiro até maio de 2022, mais de 1,5 milhão de toneladas de minério transportadas de maneira ilegal foram apreendidas nas estradas federais, segundo a PRF, e já é quase o dobro de apreensões em todo o ano de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo