6 de jun. de 2022

SOLENIDADE MILITAR MARCA COMEMORAÇÃO DOS 20 ANOS DE CRIAÇÃO DO GOE DO 10º BPM EM PINHEIRO

 Uma solenidade militar marcou o 20º aniversário de criação do Batalhão de Operações Especiais (GOE), do 10º Batalhão de Policia Militar (10º BPM), sediado na cidade de Pinheiro (MA). O evento foi celebrado no início da manhã de sexta-feira (03), no auditório do 10º BPM, naquela cidade e foi presidido pelo comandante Geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra.

Estiveram presentes também o subcomandante Geral da Corporação; coronel Aritanã Lisboa, o subchefe do Estado Maior Geral, coronel Nilson Marques; o comandante do Policiamento do Interior (CPI); coronel Glauber Miranda; o comandante do CPAI-5, tenente-coronel Robson Cláudio e o comandante do 10º Batalhão, tenente-coronel, Senilson da Silva. O evento contou ainda, com a presença de autoridades civis, como representantes da polícia civil, prefeitos da região, presidentes dos Conselhos Pela Paz de Santa Helena, São Bento e Pinheiro

O comandante geral, coronel Emerson, aproveitou a solenidade para se apresentar a tropa do 10º Batalhão, destacar o seu compromisso como gestor a frente da Polícia Militar em buscar melhorias de trabalho e qualidade de vida para seus comandados. Parabenizou todos os policiais que tem atuado de maneira incessante à criminalidade e, em especial, ao GOE que tem se destacado no atendimento de ocorrências de vulto em toda a região da baixada maranhense.

Na oportunidade foram realizadas homenagens com entrega de placas e certificados aos policiais pioneiros na fundação do grupo, assim como, a representantes da sociedade civil local que contribuíram de modo significativo para o trabalho do GOE. Também receberam homenagens pelo apoio institucional direcionado ao GOE do 10 º Batalhão, os coronéis Emerson Bezerra, Aritanã Lisboa e Nilson Marques.

O encerramento da solenidade aconteceu com a reinauguração da base caveira e o descerramento da placa do memorial ao Sargento Cantanhede, que foi membro do GOE do 10º BPM, e faleceu em combate.

Sobre o GOE do 10º Batalhão

O Grupo de Operações Especiais do 10º Batalhão, tem sua origem na então 1° companhia PM Independente, localizada no município de Pinheiro. Chamado inicialmente de Grupo Tático Móvel (GTM), foi criada em 12 de julho de 2002. A mudança de nomenclatura ocorreu em 8 de agosto de 2002, com o ingresso de policiais militares com formação em Curso de Operações Policiais Especiais, desde então a denominação passou a ser GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS.

Desde sua implantação na unidade do 10º Batalhão, os policias que compõe essa grande equipe tem buscado o aperfeiçoamento constante por meio da participação em cursos, formações e treinamentos realizados dentro e fora da Unidade.

O GOE de Pinheiro, como é sempre citado, conquistou o respeito o reconhecimento social e institucional ao longo destas duas décadas, em que tem operado em ocorrências de grande vulto, como assaltos a instituições financeira, tomada de reféns, interceptação de cargas oriundas de contrabando e descaminho, tráfico de drogas, captura de homicidas, dentre diversas outras ações na sua área de circunscrição e em apoio a outros batalhões da região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo