9 de set. de 2022

ANÁLISE: Faltando apenas três semanas para a eleição, fica ainda mais claro os possíveis eleitos para Câmara Federal no MA

 Faltam apenas três semanas para o dia da eleição, momento propício para o Blog do Domingos Costa analisar mais profundamente a corrida eleitoral no que diz respeito as 18 cadeiras na Câmara Federal pertencentes ao Maranhão.

Após fazer o prognóstico de todos os partidos classificando como “puxadores de votos” e “buchas”, agora, o Blog do DC vai além e afunila ainda mais os nomes dos prováveis eleitos a deputados federais.

Nesta avaliação, constam apenas os nomes daqueles candidatos que realmente têm chances e, portanto, brigam por cadeira na Câmara Federal, segundo o olhar apurado desta página. Vamos aos nomes e a cara de cada um por partido:

– MDB – 

No MDB, a expectativa é que o partido eleja duas cadeiras na Câmara Federal. A primeira deve ser a ex-governadora Roseana Sarney e a segunda vaga fica entre o atual deputado Hildo Rocha e o ex-seplente de Senador Edinho Lobão. O primeiro é favorito por ter mais volume de campanha e mais bases que o filho de Edson Lobão.


– PSB – 

O PSB, deverá eleger também dois deputados federais. Um é certo que seja o ex-candidato a prefeito de São Luís Duarte Júnior. Já a segunda cadeira é completamente incerta, vez que o atual deputado Bira do Pindaré possui muitos votos espontâneos, enquanto o ex-secretário da Sinfra é gigante na região Tocantina. A briga será grande.


– PL – 

O PL, será o partido no Maranhão que mais elegerá deputados federais: três no total. Josimar, Detinho e Júnior Lourenço. Ponto final! 


– PDT – 

O PDT, elegerá apenas uma vaga na Câmara Federal. O favorito é o mega milionário Márcio Honaiser. Porém, não se pode subestimar o poderio político de Lucyana Genésio – irmã do prefeito de Pinheiro, que trabalha para tirar mais votos que o empresário do agronegócio. Será se consegue?


– Republicanos – 

O partido Republicanos, também conseguirá eleger apenas uma cadeira de deputado federal. Nove em cada dez analistas políticos apontam para o deputado federal Cléber Verde, porém, há quem acredita que o deputado federal Gil Cutrim pode surpreender. Será? 


– PSD – 

No PSD, não se tem muito o que conversar. O partido elegerá apenas um deputado federal e será Edilázio Júnior, que montou o partido como quis para buscar sua merecida reeleição. A possibilidade de ser surpreendido é minúscula por um motivo: seus concorrentes (JP e Pastor Cavalcante) são do mesmo nicho, evangélicos bolsonaristas da região Tocantina, ou seja, dividem votos entre si e no mesmo reduto eleitoral.


– PP – 

O Partido Progressista, tem uma vaga assegurada e poderá fazer a segunda, porém, com a desistência de dois potenciais candidatos [Fred Campos e Magno Barcelar] as chances de eleger dois deputados diminuíram consideravelmente. O deputado federal André Fufuca é favorito para se reeleger, no entanto, há quem diga que Amanda Gentil – filha do prefeito de Caxias – pode alcançá-lo, será?


– União Brasil – 

No milionário partido União Brasil a briga é gigante. A pergunta que os leitores do Blog do DC mais fazem ao titular da página é: “Quem irá se eleger no União, Pedro Lucas ou Juscelino?” Pois é, eu também não sei responder essa. Tenho certeza apenas que é a maior briga desta eleição por uma cadeira na Câmara Federal. Trata-se de dois gigantes, dois monstros de votos, mas apenas um conseguirá se eleger.


– Federação PCdoB/PV/PT – 

É certo que a federação PCdoB/PV/PT elegerá duas cadeias na Câmara Federal. O deputado federal Márcio Jerry tem folga sobre os demais concorrentes. A briga mesmo é pela segunda vaga: Rubens Júnior, Zé Carlos da Caixa e Flávia Alves estão no páreo. Ex-candidato a prefeito de São Luís, Júnior acelerou nessa reta final e tem vantagem sobre os demais, porém, é bom não subestimar a irmã do dono do segundo maior orçamento do Maranhão.


– Podemos – 

O partido Podemos tem uma cadeira assegurada na Câmara Federal pelo Maranhão e briga pela segunda vaga. Apenas dois candidatos têm poderio político para brigar por mandato: Fábio Macedo e Dr. Gonçalo. Embora o primeiro tenha externado mais apoios políticos, o segundo possui estrutura de campanha gigante e o irmão (prefeito de Santa Rita) é um dos maiores articuladores da política estadual. 


– PSC – 

No PSC não tem muito o que analisar, o deputado federal Aluísio Mendes montou o partido da forma que quis para se reeleger. A sigla deverá assegurar mais quatro anos de mandato ao parlamentar.


– Patriota – 

O Patriota terá dificuldade de alcançar o quociente eleitoral, mesmo assim, caso todas as 18 cadeiras não sejam preenchidas de forma direta, o partido deverá reeleger o deputado federal Marreca Filho. Porém, existe uma pequena possibilidade do parlamentar ficar de fora dos eleitos. O Patriota é considerado o “dono da primeira sobra”.


– E MAIS…

O ponto de vista expressado neste post do Blog do DC não tem valor cientifico, portanto, trata-se unicamente de prognóstico, logo, são palpites e não possui efeito de pesquisa eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo