Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 34%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

O resultado mostra que, segundo o instituto, essa é a menor diferença entre os dois líderes na série histórica, desde maio.

A pesquisa ouviu 2.676 pessoas em 191 municípios nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-07422/2022.

Populares vão às ruas em apoio a Nagib em Trizidela do Vale

6

O candidato a deputado estadual Francisco Nagib (PSB) segue fortalecendo sua campanha e ontem,8, teve uma grande demonstração de apoio popular e da família Balé, em Trizidela do Vale. No município, foi realizada uma grande motocada e inaugurado o comitê do candidato.Os eventos foram liderados pelo prefeito Deibson Balé.

“Estou muito feliz em receber esse forte apoio da família Balé, através do seu Jânio, dona Tinania, e de Deibson Balé, o prefeito mais bem avaliado da região. A população trizidelense também demonstrou seu apoio à minha candidatura, participando em massa da motocada. Essa forte presença popular só me fortalece. Trabalharei ainda mais por esta cidade, que também é minha casa”, afirmou Francisco Nagib, ao lado da esposa, Agnes Oliveira.

“Que evento maravilhoso! Não há resposta melhor do que aquela que é dada pelo povo. O nosso povo foi às ruas e respondeu à altura do nosso legado, iniciado pelo meu pai, Jânio Balé, e até hoje lembrado por nossa gente. Muito obrigado por acolherem nossos candidatos. Muito obrigado por tamanha manifestação de carinho e democracia”, disse à multidão, o prefeito Deibson Balé.

Lula compara atos de 7 de Setembro a “reunião da Ku Klux Klan”

18

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (8), durante comício no Rio de Janeiro, que os atos de 7 de setembro se assemelhavam a uma “reunião da Ku Klux Klan”.

“No ato do Bolsonaro, parecia uma reunião da Ku Klux Klan [organização civil americana que prega a supremacia racial branca, o racismo e o antissemitismo]. Só faltou o capuz. Porque não tinha negro, pardo, pobre, trabalhador”, disse o petista.

A declaração gerou revolta nas redes.

Veja:

Modalmais/Futura: Bolsonaro, 41,8%; Lula, 35,7%

48

R7.com

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera corrida presidencial, segundo pesquisa Modalmais/Futura Inteligência divulgada nesta quinta-feira (8). Veja os números do cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos:

Jair Bolsonaro (PL): 41,8%
Lula (PT): 35,7%
Ciro Gomes (PDT): 7,7%
Simone Tebet (MDB): 5,4%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0,7%
Pablo Marçal (PROS): 0,5%
Felipe d’Ávila (Novo): 0,2%
Léo Péricles (União Popular): 0,2%
Sofia Manzano (PCB): 0,2%
Vera (PSTU): 0,2%
Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0,1%
Não sabe/não respondeu/indeciso: 4,1%
Branco/nulo: 3,2%

O levantamento, encomendado pelo Banco Modal, ouviu 2.000 eleitores do país por telefone entre 5 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02618/2022.

Bolsonaro volta ao Maranhão

9

Daniel Matos

O presidente da República e candidato à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL), retorna a Imperatriz nesta sexta-feira (9), menos de dois meses após a última visita ao município, em 13 de julho. O anúncio foi feito por ele próprio, em sua tradicional live, na noite de quinta-feira (8).

A presença do chefe da nação na Princesa do Tocantins será breve e após a agenda ele seguirá em motociata com um grupo numeroso de apoiadores até o vizinho estado do Tocantins.

O desembarque de Bolsonaro em solo imperatrizense está previsto para às 11h, no Aeroporto Renato Cortez Moreira. A permanência do presidente na cidade maranhense será de apenas meia hora, mas suficiente para mobilizar a população e deixar seu recado como candidato em campanha.

Findado o compromisso em Imperatriz, Bolsonaro partirá em motociata para o município de Axixá, em Tocantins. Na sequência, seguirá para Augustinópolis e Araguatins, no mesmo estado.

Andreia Rezende recebe apoio do grupo de Pinto da Itamaraty, em São Luís

1

Na noite de ontem, 7 de setembro, o senador e ex-deputado, Pinto da Itamaraty, abriu as portas da sua residência, no bairro da Divinéia, em São Luís, para declarar oficialmente seu apoio e de todo seu grupo à chapa composta por Andréia Martins Rezende (PSB), Rubens Pereira Jr. (PT), Carlos Brandão (PSB), Flávio Dino (PSB) e Lula (PT).

Dezenas de pessoas, inclusive muitas mulheres, idosos e crianças, marcaram presença para acompanhar as propostas dos candidatos. Na oportunidade, fazendo uso da palavra, Andréia Rezende destacou a felicidade em poder ser escolhida por Pinto da Itamaraty e em representar as minorias. “ Pinto, muito me honra estar aqui na sua casa, com sua família e seus amigos que em pleno feriado, vieram aqui nos ouvir. Eu quero seguir deputada estadual para fortalecer ainda mais o combate ao feminicídio, as causas das mulheres, crianças e idosos, e sem dúvida, com o que sangra a pele: a causa da Pessoa com deficiência”, enfatizou.

Justificando a escolha de seus candidatos, Pinto da Itamaraty destacou a experiência de Andréia e Rubens Pereira Jr. “ Se eu abri as portas da minha casa para que eles pudessem estar aqui com vocês é porque eu confio no trabalho da Andréia na Assembleia e do Rubens, na Câmara. Andreia é uma deputada de mandato, que vem fazendo um excelente trabalho pela população maranhense. Por isso vamos buscar bravamente a sua reeleição”, destacou.

Também fizeram uso da palavra o candidato Rubens Pereira Jr., o ex-deputado Stenio Rezende e Pintinho Itamaraty, filho de Pinto da Itamaraty.

Em Santa Inês, candidatos de Felipe dos Pneus são recepcionados por multidão

2

Na manhã desta quinta-feira (8), o prefeito Felipe dos Pneus demonstrou força política reunindo lideranças políticas e comunitárias e milhares de pessoas que recepcionaram com uma bonita festa o governador do estado e candidato a reeleição, Carlos Brandão, o ex-governador e candidato ao senado, Flávio Dino e o deputado federal André Fufuca.

Os candidatos foram recepcionados na MA-320, de onde saíram em gigantesca carreata que percorreu várias ruas e avenidas da cidade.
Por onde passava, a comitiva de Felipe, Brandão, Dino e André Fufuca recebia o apoio dos moradores, que de suas portas e janelas vibravam de emoção.

A grande adesão popular, que superou as expectativas, é um termômetro do trabalho que vem sendo realizado e das grandes conquistas obtidas pelo município através da parceria da prefeitura, Governo do Estado e dos deputados Othelino Neto e André Fufuca. O novo Mercado Central, Policlínica, Praça da Família, Iema, Restaurante Popular, IML, reforma do ginásio, praças e asfaltamento de ruas são apenas algumas destas conquistas.

Candidato a vice-governador, Camarão participa da inauguração do Comitê Central de João Marcelo

2

Buscando pela terceira vez uma vaga na Câmara Federal, o deputado federal João Marcelo recebeu apoiadores, lideranças e o povo durante inauguração de seu comitê.

Na última terça-feira (6), o candidato a deputado federal João Marcelo inaugurou, em São Luís, seu comitê central de campanha. O espaço fica localizado na Rua das Gaivotas, bairro do Calhau.

O evento reuniu dezenas de apoiadores e lideranças, contando também com a presença do candidato a vice-governador pela chapa de Carlos Brandão, Felipe Camarão, que iniciou seu discurso agradecendo a presença de todas as mulheres e enfatizou que o voto em João Marcelo é necessário para o bem do Maranhão. “O Maranhão precisa de parlamentares como o deputado federal João Marcelo que já tem muito serviço prestado ao Maranhão. Sua reeleição é necessária para dar continuidade ao trabalho que vem realizando nos municípios maranhenses”, disse Camarão.

O ex-governador e ex-senador João Alberto abriu a cerimônia e em seu discurso afirmou que João Marcelo na Câmara dos Deputados dará prosseguimento a tudo aquilo que foi idealizado durante o seu tempo de vida pública.

A novidade da campanha foi o lançamento da Juventude João Marcelo. O parlamentar, durante seus dois mandatos, realizou um grande trabalho voltado para esse público jovem como a defesa do Estatuto da Juventude e a implantação da ID Jovem.

“Estou muito feliz e emocionado com a presença de todos vocês aqui hoje. O nosso trabalho é feito com muito amor pelo Maranhão. Buscamos sempre a verdade, o comprometimento e a seriedade nas nossas ações. Esse é um legado do pai João Alberto”, destacou, emocionado, João Marcelo.

Caravana do 40, com governador Carlos Brandão, percorre mais cinco municípios

5

Cinco cidades, milhares de pessoas e uma só mensagem: o Maranhão não pode parar. A caravana do 40, comandada pelo governador e candidato à reeleição, Carlos Brandão, passou, nesta quinta-feira (8), realizando extensas carreatas pelos municípios de Pindaré-Mirim, Santa Inês, Tufilândia e Monção. Para encerrar o dia, uma grande caminhada em Vargem Grande.

Ao lado do candidato a vice-governador Felipe Camarão e ao Senado Flávio Dino e de um grande time, Carlos Brandão reuniu multidões por onde passou. “Um dia de agenda intensa, com muita gente e animação por onde passamos. Olhamos no rosto das pessoas gratidão pelo trabalho desenvolvido nos últimos sete anos e esperança de que o Maranhão siga no rumo certo. Tem sido assim por onde passamos”, destacou Brandão.

Em mais de 20 km de percurso, o time do 40 iniciou a carreata ainda em Pindaré e percorreu ruas e avenidas também de Santa Inês, com centenas de carros e motos.

A tarde foi marcada por uma multidão que acompanhou o governador pelas ruas da cidade, com muita animação e palavras de apoio. Em Monção e em Vargem Grande, o povo também lotou as ruas para reafirmar seu desejo de ver o governador reeleito.

Além de candidatos a deputado estadual e federal, marcaram presença nos eventos os prefeitos de Pindaré-Mirim, Dr. Alexandre; e de Santa Inês, Felipe dos Pneus.