17 de out. de 2022

Bolsonaro pede cassação de Lula e Alckmin e suspensão das redes de Janones por fake news

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de cassação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), e do deputado federal reeleito por Minas Gerais André Janones (Avante) por suposta divulgação de fake news.

Segundo a petição, o parlamentar coordena uma “fábrica de fake news” contra o atual chefe do Executivo federal, abusando dos meios de comunicação. Ao TSE, a campanha de Bolsonaro pede, ainda, que perfis de Janones sejam suspensos das redes sociais até o fim do 2º turno da eleição.

“Trata-se de uma verdadeira FÁBRICA DE FAKE NEWS, com produção massiva, ordenada e sistemática, voltada a OFENDER e DESINFORMAR no atacado. Derrubar as redes sociais de Janones até o encerramento das eleições significaria, verdadeiramente, desarmar um criminoso digital, que atenta contra a democracia, o processo eleitoral, a lisura e legitimidade das eleições de 2022. Como ele mesmo reconhece, seria um bem à democracia, estancaria, de forma necessária e efetiva, verdadeiro crime continuado perpetrado contra o próprio eleitor!”, diz a peça.

A alegação contra Lula e Alckmin é a de que a chapa endossa e se beneficia do compartilhamento de notícias falsas.

“O benefício da chapa petista à Presidência da República encontra-se nos danos à imagem do candidato Jair Bolsonaro, causados pela atuação de André Janones nas redes sociais, enquanto efetiva estratégia da campanha presidencial adversária, que atinge, diariamente, dezenas de milhares de contas”, escreve a defesa.

Lula e Bolsonaro enfrentaram-se neste domingo (16) no primeiro debate do 2º turno das eleições. Após participação no programa, ambos trocaram farpas em entrevistas e pelas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo