26 de out. de 2022

Notas Rápidas

 Por John Cutrim

MPF pede condenação de deputado do MA

O Ministério Público Federal pede a condenação do ex-prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PSD), por supostos crimes de responsabilidade. Eleito deputado estadual, Eric teria deixado de prestar contas da aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na construção de uma quadra escolar na cidade. O MPF pede pede três anos de prisão contra o ex-prefeito e a devolução de 509 mil reais.

Brandão preocupado com abstenção

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), demonstra preocupação com uma eventual grande abstenção no 2º Turno das eleições 2022, previsto para o domingo (30). “No primeiro turno, o país registrou o maior índice de abstenção desde as eleições de 2018. Foram mais de 32 milhões de brasileiros ausentes. Ainda no primeiro, o Maranhão ficou em 7º lugar entre os que apresentaram o maior número de eleitores ausentes. É importante que o máximo de pessoas possível participe. Quanto maior a participação popular, maior a legitimidade de um governo eleito”, afirmou.

Ministério de Dino

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repetiu que “não vai se sentar na cadeira (de presidente) antes de ganhar”, numa forma de evitar “animosidades” entre os preteridos a determinados cargos. “Faltam apenas quatro dias para as eleições, só quatro dias. Quando chegar as sete horas da noite, às oito horas vamos ter o resultado, e aí, sim, se eu ganhar, eu vou começar a discutir o ministério”, afirmou. São grandes as chances do senador eleito Flávio Dino (PSB) ser escolhido por Lula para comandar o ministério da Justiça.

MA com 10 casos de assédio eleitoral

Boletim divulgado pelo Ministério Público do Trabalho registra 1,6 mil denúncias de assédio eleitoral em empresas no país. No Maranhão, foram 10 casos que estão sendo investigados. O MPT apresentou relatório por regiões. O sudeste é a região com maior número de denúncias. São 684 denúncias. Depois aparece o Sul com 457 e o Centro Oeste com 133. No Norte foram 83 denúncias e no Nordeste 276 no total.

Consenso na AL

O ex-secretário de Saúde e deputado estadual eleito, Carlos Lula(PSB), disse em entrevista à TV Difusora que acredita no consenso na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Em relação ao ter seu nome cogitado para disputar a prefeitura de São Luís em 2024, Lula ponderou que é muito cedo para falar em eleição municipal e ressaltou que “mais do que discutir nomes, é preciso discutir projetos”.

PTB e Patriota anunciam fusão

O PTB e Patriota anunciaram, nesta quarta-feira (26), a fusão das duas legendas. A nova sigla se chamará Mais Brasil e usará o número 25 nas urnas. Em comunicado, os partidos disseram que a decisão foi tomada por unanimidade pelas direções das duas siglas.

Adiamento do segundo turno

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) disse que vai tomar providências para pedir o adiamento do segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo. O motivo é a declaração de um recém funcionário demitido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acusa o órgão de irregularidades em relação a propagandas eleitorais. “É preciso uma investigação imediata, com a Polícia Federal, o Ministério Público e representação parlamentar“, disse Lasier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo