7 de out. de 2022

Os dez maiores vencedores desta eleição no Maranhão

 1º Flávio Dino 

O grande vencedor destas eleições sem dúvida nenhuma é o ex-governador Flávio Dino. Após derrotar a maior oligarquia do Brasil em 2014 e ser eleito governador do Maranhão, depois, em 2018 ter sido reeleito no primeiro turno contra o governo federal de Michel Temer, Dino conseguiu agora em 2022 eleger seu sucessor no primeiro turno e, ainda, sair das urnas como Senador com votação de mais de 62%. 

2º Carlos Brandão 

Reeleito governador do Maranhão após passar sete anos na condição de vice, a liderança de Carlos Brandão era contestada por diversos políticos maranhenses e por parte da imprensa. Brandão foi apelidado pelos adversários de governador “tampão. Superando tudo e todos, nas urnas, mostrou sua grandeza e saiu reeleito ainda no primeiro turno.

3º Felipe Camarão

Considerado o melhor secretário de Estado da Educação de todos os tempos no Maranhão, Felipe Camarão, incialmente, seria candidato deputado federal, depois, governador, mas recebeu um ultimato do então governador Flávio Dino e teve de mudar de planos. Filiado ao PT, Camarão foi uma espécie de “cereja do bolo” e agora, na condição de vice-governador eleito, é o primeiro da linha sucessória do Palácio dos Leões.

4º Lahesio Bonfim

O médico Lahesio Rodrigues do Bonfim embora não tenha conseguido chegar ao segundo turno, mostrou que é grande na política do Maranhão. Saiu de prefeito da minúscula São Pedro dos Crentes [de 4 mil habitantes] para ficar na segunda colocação na disputa pelo governo estadual. Obteve 24,87% o que representa 857.744 de votos; superando a monstruosa estrutura de Weverton Rocha (PDT). E mesmo sem a vitória, Lahesio é um dos grandes vencedores desta eleição.

5º Othelino Neto

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), foi outro que saiu grande das urnas. O parlamentar conseguiu emplacar a esposa, Ana Paula como primeira suplente de Flávio Dino ao Senado, se reelegeu deputado e contribuiu decisivamente para reeleição do também deputado Ricardo Rios; fez sua irmã sair das urnas com mais de 55 mil votos. Agora, segue para uma reeleição tranquila à frente ALEMA. Ah, caso Lula seja confirmado presidente, a esposa de Othelino será Senadora logo a partir de fevereiro.

6º Fábio Gentil 

Prefeito reeleito da cidade de Caxias, Fábio Gentil, se agigantou ao abrir das urnas destas eleições. Elegeu a namorada Daniela – deputada estadual e, a filha Amanda Gentil, deputada federal. Calou os adversários e segue para ser o próximo presidente da FAMEM – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.

7º Iracema Vale

Ex-prefeita por dois mandatos seguidos no município de Urbano Santos (2013 a 2016) e (2017 a 2020), elegendo o sucessor em seguida e, ainda, , ainda, com o marido [Hérlon Costa Lima] prefeito reeleito da cidade vizinha de Belágua, Iracema Vale se tornou a deputada estadual mais votada da história do Maranhão nestas eleições com 104.729 votos. Para se ter noção da expressiva votação, Vale conseguiu com sua votação “puxar” o deputado Antônio Pereira, que se reelegeu na sobra.

8º André Fufuca

Quinto mais votado do Maranhão com 135 mil votos, o jovem deputado federal André Fufuca teve a audácia de nestas eleições levar o PP – da base de Jair Bolsonaro – para o palanque de Flávio Dino e Carlos Brandão. Levou o partido para onde quis e não conseguiu se arranhar policialmente. Ainda, por cima, fez o seu partido eleger quatro deputados estaduais e dois federais. E logo após se reeleger pela terceira vez, já avisou que não irá mais disputar cargo de federal; quer ser agora Senador.

9º Pedro Lucas Fernandes

Segundo mais votado do Maranhão, Pedro Lucas Fernandes era especulado no meio político como “não eleito” pelo fato de disputar internamente em seu partido, o União Brasil, com o deputado federal Juscelino Filho. Contudo, ao abrir das urnas se agigantou e teve nada menos que 160 mil votos. Diante do expressivo desempenho, já é um dos cotados para a disputa da prefeitura de São Luís em 2024.

10º Josimar de Maranhãozinho

Junto com a esposa Detinha, Josimar teve 320 mil votos, conseguiu a façanha de eleger dois deputados federais dentro da mesma casa. Maranhãozinho saiu grande da eleição, só não saiu maior porque escolheu o candidato a governador e senador errado. Na liderança de seu partido, o PL, elegeu mais dois deputados federais [total de 4] e outros cinco deputados estaduais.

Via domingos costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo