11 de nov. de 2022

CÂNDIDO MENDES - PRIMEIRO CINEMA ITINERANTE MOVIDO A ENERGIA SOLAR DO BRASIL, CINESOLARZINHO CHEGA AO MARANHÃO E DIA 16/11 ESTARÁ EM NOSSA CIDADE COM SESSÕES GRATUITAS!


Com patrocínio da Equinox Gold e o apoio da Prefeitura Municipal de Cândido Mendes, por meio das Secretarias de Cultura e Assistência Social, o projeto exibe curtas infantojuvenis para toda a família, com entrada gratuita e distribuição de pipoca. Apresentar a magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho que chega com atividades culturais para a população. Por meio do patrocínio da Equinox Gold e apoio das prefeitura, serão exibidos, em áreas públicas, curtas-metragens infantojuvenis - em parceria com a Ciranda de Filmes - que abordam temáticas de recortes ambiental, de igualdade de gênero e de colaboração/diversidade, além da realização de oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade (programação abaixo). 


Nas sessões, com acesso gratuito e distribuição de pipoca, as pessoas poderão conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem diversas atrações para toda a família.


O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil a funcionar com energia limpa e renovável: a solar. O projeto utiliza duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e com o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e de projeção para o cinema.


Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.


“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.


O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais, promover ações e práticas sustentáveis, além da inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e ainda levar alegria a todas as pessoas, com a temática socioambiental. 


“Os objetivos do CineSolarzinho estão alinhados com o compromisso da Equinox Gold de contribuir ativamente para a transformação positiva das regiões onde estão localizadas as unidades da empresa, posicionando-se como um agente do desenvolvimento local. Por meio do projeto, é possível criar espaços de convivência social e de lazer, em áreas carentes de entretenimento, além de oportunizar o acesso à linguagem audiovisual como fonte de conhecimento”, afirma o vice-presidente de Relações Institucionais e Licenciamento da Equinox Gold, Cesar Torressini.


Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos resíduos à reutilização de materiais recicláveis. Em Carutapera e Godofredo Viana, o projeto contempla a Oficinema Solar, que utiliza a linguagem audiovisual e jogos cooperativos, com crianças e jovens das comunidades.


No encontro são abordados temas da permacultura, agroecologia, bioconstrução e a Carta da Terra, além dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todas as ações são gravadas, um filme é produzido com os participantes, editado no mesmo dia pela equipe do CineSolarzinho e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema à noite para a comunidade local.


“As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples e didática que dialoga de forma lúdica com as crianças e jovens da região. Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o projeto CineSolar ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS e colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario.


A 3ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Equinox Gold e apoio da Unesco, da Ciranda de Filmes, da Prefeitura Municipal de Carutapera, por meio das Secretarias de Cultura e Educação, da Prefeitura Municipal de Luis Domingues, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Educação, da Prefeitura Municipal de Cândido Mendes, por meio da Secretaria de Cultura, e da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana, por meio da Secretaria de Educação. É realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.


PROGRAMAÇÃO


Sessão de Cinema

Data: quarta-feira (16/11)

Horários: 18h - Curtas infantojuvenis - Natureza e meio ambiente

                  19h - Curtas infantojuvenis - ODS 5: empoderamento feminino e igualdade de gênero

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Praça Senador Cândido Mendes - Rua Luís Domingues, s/n – Centro


SINOPSES DOS FILMES


Natureza e meio ambiente


‘Naiá e a Lua’ – Direção: Leandro Tadashi, Ficção/Livre, Brasil/2010, 13 min

Uma jovem índia de nome Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.


‘João, o galo desregulado’ – Direção: Camila Carrossine e Alê Camargo, Animação/Livre, Brasil/2013 - 10 min

Musical que narra a história de João, um galo com um comportamento atípico que chegou a ficar famoso por cantar na hora em que bem queria. Foi surpreendido pelas mudanças no tempo e por uma inesperada transferência de morada. As pessoas não imaginavam a tristeza que a falta do galo causaria...


‘Melhor Som do Mundo’ – Direção: Pedro Paulo de Andrade, Brasil/2015 – 13 min.

Neste filme infantil de aventura, Vinicius não coleciona figurinhas, nem carinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.


‘Kuri ha Akae Ovy - A araucária e a gralha azul’ - Direção: Izabel Tiemi e Giovani T. Viecili, Animação, Brasil/2022 - 16 min.

Uma antiga história indígena sobre dois jovens de tribos diferentes. A Araucária e a Gralha Azul é uma lenda sul-americana que fala sobre cooperação entre as espécies e equilíbrio ambiental.


‘Tudo Verdim’ – Direção: Patricia Alves, documentário, Brasil/2013 – 13 minutos 

O filme nasce da vivência em desenho animado das crianças do território indígena Pankararé do Raso da Catarina – considerado o maior deserto do Brasil. O filme narra uma coleção de memórias das crianças do Sertão, entre pausas, desenhos, toantes e palavras inomináveis.


ODS 5: empoderamento feminino e igualdade de gênero


‘Claudete e o Bolo’ – Direção: Fádhia Salomão, Animação/Livre, Brasil/2020 - 5 min

Alguém que gosta de fazer bolos e os faz com verdadeira dedicação, esta é Claudete. Seus bolos são apreciados por todos e isso a deixa contente, mas quando se vê sobrecarregada pela demanda excessiva, Claudete terá que tomar uma atitude.


‘Meninos e Reis’ – Direção: Gabriela Romeu, Documentário, Brasil/2016 - 16 minutos

No reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de reinado e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro rito de passagem.


‘A menina e o velho’ – Direção: Luciano Fusinato, Animação/10 anos, Brasil/2021 - 10 min.

Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro, brotam singeleza e poesia.


‘Por que não tenho um Xerimbabo?’ – Direção: Patricia Alves Dias, Documentário/ +6 anos, Brasil/2020 - 13 min.

XE.RIM.BA.BO, palavra de origem Tupi, quer dizer “a coisa mais querida”. ‘Por que não tenho um Xerimbabo?’ é um ensaio poético biográfico sobre passagens da vida da menina Lia e sua relação com os animais. Assim como outras crianças, ela inventa um mundo próprio de coisas (desenhos, instalações, pop-ups etc.) inserido num mundo de adultos.


‘Meu nome é Maalum’ – Direção: Luísa Copetti, Animação, Brasil/2021 - 8 min.

Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.


Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Desde julho de 2013, o projeto já realizou mais de 1.300 sessões, com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 476 cidades do país, percorrendo mais de 250 mil quilômetros e chegando a mais de 200 mil pessoas. Além disso, foram gerados mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada) e ministradas cerca de 400 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países, como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros. Conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (cerca de 300 árvores já foram plantadas em área de manancial) e promove ações em conjunto à Unesco Representação Brasil e à Unipaz (Universidade Internacional da Paz).


Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.


Sobre a Mineração Aurizona

A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industrial de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção. Em 2021, recolheu, aproximadamente, R$ 19,5 milhões em Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), o que representa uma participação em torno de 82% de toda a arrecadação de Cfem do Maranhão. Com lavra em mina a céu aberta, a MASA produziu, no ano passado, 135 mil onças de ouro e empregou mais de 1,6 mil trabalhadores, diretos e indiretos. A mineradora ainda investe, constantemente, em diversos projetos sociais, apoiando as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a construção da nova escola da comunidade de Aurizona.


FOTOS/VÍDEOS – IMPRENSA

https://drive.google.com/drive/folders/1EKPW6eLt2hLW0li0YQAuS78WDwf723mb?usp=share_link


Atendimento à imprensa


CineSolar

Benu Comunicação

Fernanda Martins - (16) 99331-9036

fernanda@benucomunicacao.com.br


Equinox Gold

Luciana Rezende - Rede Comunicação 

luciana.rezende@redecomunicacao.com / (31) 97168-2941

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo