26 de nov. de 2022

Prefeito de município do norte do RS é assassinado dentro da prefeitura

Prefeito Roberto Maciel PP do Lajeado do Bugre - Metrópoles

O prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos (PP), 45 anos, conhecido como Betinho, foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira (24). Conforme informações iniciais da Brigada Militar, ele foi atingido por disparos de pistola 9 milímetros dentro de seu gabinete na sede do Executivo da cidade, no norte do Estado. O político não resistiu e morreu no local. A ação aconteceu por volta das 11h20min.

Um motorista de uma ambulância do município, que estava no gabinete no momento do ataque, também foi baleado. Ele foi socorrido e levado a um hospital de Palmeira das Missões, onde passa por cirurgia. A gravidade do ferimento não foi divulgada pelas autoridades. O vice-prefeito, Ronaldo Machado da Silva, também estava no local, mas não ficou ferido, segundo a polícia.

De acordo com o relato de testemunhas à polícia, um homem chegou em um veículo e entrou na prefeitura. Na portaria, ele teria pedido informação sobre onde ficava o gabinete do prefeito e se ele estava ali. Depois, dirigiu-se ao local e disparou diversas vezes contra Santos. Segundo a polícia, ele estava encapuzado.

Sem conexão
Local foi isolado para perícia
Local foi isolado para perícia

Equipes da Polícia Civil e da Brigada Militar atendem a ocorrência nesta tarde. A área foi isolada e é aguardada a chegada de profissionais do Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS).

Policiais civis conversam com testemunhas para reunir informações sobre o ataque. Até o momento, não há informações sobre a motivação do crime.

Partido e entidades lamentam morte

O presidente estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi, lamentou a morte do colega de sigla. Bernardi comentou sobre a importância de Santos na região:

— Era um liderança no município, tinha uma atuação política marcante, uma pessoa muito pacífica. Além de prefeito, era também presidente do partido na cidade. A gente lamenta muito essa estupidez, é uma covardia.

Bernardi afirma que há um clima de "tensão política" na localidade, mas que não tem informações sobre a motivação do crime. Em junho de 2019, outro político do município também foi morto. O secretário municipal de Saúde na época, Vilmar Brandão Alves, 52 anos, foi assassinado a tiros em um bar na área rural da cidade. Conforme a Polícia Civil, o autor do crime, um homem de 41 anos, foi preso em flagrante minutos depois do fato.

Sem conexão
Prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos tinha 45 anos
Prefeito de Lajeado do Bugre, Roberto Maciel Santos tinha 45 anos

— Não há como apontar o que ocorreu ainda e não estou criticando nenhum partido político específico. Mas sabemos que existe uma tensão política no município, já havia ocorrido esta outra morte. A política está muito tensionada ali, a gente fica bem preocupado. Sabemos que há envolvimento de pessoas vinculadas a facções que vêm se infiltrando em partidos — diz Bernardi.

Em nota, a diretoria da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), "em nome de todos os prefeitos e prefeitas do Estado", manifestou "profundo pesar" pelo falecimento do prefeito, "brutalmente assassinado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo