24 de dez. de 2022

Desembargador manda soltar ex-prefeito de Lago do Junco envolvido em fraudes

 

O desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu hoje (23) acatar o pedido de habeas corpus e revogar a prisão do ex-prefeito de Lago do Junco e do filho, Olavo Augusto Fonseca.

Pai e filho foram presos na quarta-feira (21) durante uma operação do Ministério Público, coordenada pela comarca do município de Lago do Junco e com o apoio da Polícia Civil, que visa desarticular um esquema de fraudes em processos licitatórios na gestão municipal entre os ano de 2013 e 2019, supostamente comandado por ambos. A investigação também aponta a contratação de funcionários fantasmas durante a administração de Osmar.

O desembargador argumentou que as medidas cautelares – já executadas – de busca e apreensão são, inicialmente, suficientes.

“Tudo examinado, em juízo de cognição sumária, verifico que a ordem de sequestro/arresto de bens adquiridos a partir de recursos supostamente oriundos de crimes e a ordem de busca e apreensão na residência dos investigados para coleta de provas – providências já adotadas pela Autoridade Impetrada – são suficientes, por ora, para dispersar a suposta organização criminosa a quem a denúncia imputa crimes de peculato e lavagem de capitais, pelo que a prisão cautelar – diante da sua excepcionalidade, provisoriedade e proporcionalidade  – não se revela mais imprescindível para a garantia da ordem pública”, diz o desembargador em sua decisão.

Na sentença, Velten determina o monitoramento eletrônico, com a proibição de ambos se ausentarem da cidade; o comparecimento bimestral em juízo para informar e justificar atividades; assim como foi vedado frequentarem qualquer repartição ou órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Lago do Junco, de participarem de contratos ou licitações da cidade e de ocuparem cargos na administração municipal.

Osmar Fonseca é esposo da atual prefeita de Lago do Junco, Edina Fontes.

Veja a íntegra da decisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo