29 de dez. de 2022

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CÂNDIDO MENDES PROMOVE A PRIMEIRA FORMATURA DOS ALUNOS DA EJA

 


A noite de ontem,27, foi marcada pela emoção e pelo sentimento de conquista. A Prefeitura de Cândido Mendes, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria da cultura  realizou a primeira formatura dos alunos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional e na idade apropriada. 


 A cerimônia ocorreu na escola recém-reinaugurada Iracy Teixeira Jorge, no Cajual e contou com a participação de familiares e amigos dos formandos, estavam presentes também a coordenadora do programa, Ideilde Almeida, a Secretária  Municipal de educação e madrinha da cerimônia, Keille Regina, o vereador Professor Joelson Praiano, a primeira dama do município, Sofia Soares, a coordenadora pedagógica, Drª Mary Jose , professores ,diretores ,coordenadores e outros profissionais da educação e equipe da SEMED .


A coordenadora do programa, Ideilde Almeida em seu pronunciamento, pontuou a maneira de como o gestor do município abraçou a modalidade e incentivou todos os profissionais da SEMED a buscarem cada vez mais potenciais alunos que pudessem fazer parte do processo de aprendizagem. A coordenadora frisou o aumento significativo do número de alunos matriculados na modalidade em decorrência dessas ações de capitação de alunos. A mesma destacou ainda os atrativos oferecidos pela gestão para reter os alunos no programa, como o Bolsa EJA, uma merenda de qualidade e a confiança passada por toda a equipe de professores aos alunos. 


A técnica pedagógica, Mary Jose, citou Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Falou sobre superar as nossas limitações e nossos problemas, falou também da importância de elevarmos cada vez mais qualidade a educação de jovens e adultos o nosso município, e pontuou que isso já está sendo feito pela administração do prefeito Facinho, finalizou desejando que todos continuassem a trilhar o caminho do conhecimento. 


A secretária de educação e madrinha dos formandos, Keille Regina, agradeceu todo o emprenho da equipe da SEMED, ressaltou o apoio do gestor e destacou a preocupação permanente em oferecer uma educação de qualidade para todos os candidomendenses, finalizou a sua fala dizendo que para alguns aquela era apenas uma cerimônia de formatura, mas para outros, os formando, aquele momento era de resistência. 


A primeira dama do município, Sofia Soares, agradeceu ao convite para participar da cerimônia, falou da emoção de poder participar daquele momento marcante nas vidas daquelas pessoas. Falou do legado que a administração está construindo e da história que está sendo reescrita no município de Cândido Mendes. A primeira dama, que também é professora, citou a importância do conhecimento, independentemente da idade cronológica, frisou que nunca é tarde para aprender, pois o conhecimento enriquece a alma, e a alma jamais perece com o tempo. 


Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi o discurso da oradora da turma, Joanilde Paixão dos Santos, de 47 anos, pescadora e mãe de 3 filhos. Em seu pronunciamento, a aluna da modalidade falou dos obstáculos que se apresentaram, ressaltou a capacidade de enfrenta-los, cada um com o seu jeito, cada um com o seu ritmo, o que ela considerou ser um verdadeiro mosaico de resistência. Joanilde, em nome de todos os formandos, declarou que todos estarão, a partir dali, habilitados para a próxima fase em direção à excelência e que estão dispostos a desenvolver as suas habilidades. Agradeceu a todos os docentes pela paciência, agradeceu também a equipe da secretaria de educação do município e ao gestor municipal por ter abraçado a educação de jovens e adultos. 


Alunos das escolas Iracy Teixeira Jorge, Jallil Jorge, Abelina Lages Pinheiro e Lêda Tájra participaram da cerimônia, em um total de 35 formandos, que, a partir dali, poderão comprovar que educação move barreiras e muda vidas e que a EJA, é de fato, a comprovação da democratização do ensino e que Cândido Mendes está inserido neste processo.


Veja algumas fotos. 


(Todas as fotos no link https://we.tl/t-iv0p4K79LR disponível para download por 7 dias )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo