13 de mar. de 2023

Brandão anuncia reajuste de 14,99% para professores contratados

Nesta segunda-feira (13) teremos duas audiências entre o Sinproesemma (Sindicato dos Professores) e o Governo do Maranhão, uma no Ministério Público e outra no Tribunal de Justiça. A expectativa é encerrar o movimento grevista, inclusive já declarado ilegal pelo Poder Judiciário.

No entanto, antes mesmo das audiências, o governador Carlos Brandão (PSB) anunciou um reajuste de 14,99% para os professores contratados. O pagamento inclusive será retroativo ao mês de janeiro de 2023.

“Educação segue como prioridade. Por isso, informo que as professoras e os professores contratados da rede estadual passam a ter salários de R$ 2.210,28 para 20h e R$ 4.420,55 para 40h, retroativo a janeiro. Seguimos buscando consenso com a categoria”, afirmou Brandão.

Já para os professores efetivos, Brandão reafirmou que o Governo do Maranhão, que já chegou a oferecer 11% de reajuste, segue aberto para negociar com a categoria e encerrar o movimento.

“Em relação aos professores efetivos, o nosso Governo do Maranhão permanece com transparente e aberta negociação, inclusive com audiências marcadas para hoje no Ministério Público e no Tribunal de Justiça. Encontraremos o melhor caminho!”, finalizou o governador.

Vale explicar que no caso dos professores contratados, o Governo do Maranhão foi “obrigado” a reajustar em 14,99% para que eles alcançassem o novo piso estabelecido pelo Governo Federal, mas já os professores efetivos, o governo segue afirmando que eles já recebem bem acima do piso.

Só que mesmo assim, o secretário de Educação e vice-governador, Felipe Camarão (PT), na última sexta-feira (10) anunciou que o Governo do Maranhão fez uma proposta de 11% de reajuste, mas o Sinproesemma rejeitou a proposta.

É aguardar e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo