20 de mar. de 2023

Pai e irmão de deputada do MA são alvos de operação do GAECO do PI

 

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Piauí deflagrou a Operação Cerrados, em conjunto com a Polícia Civil do Piauí, para dar cumprimento a 12 mandados de busca a apreensão em Uruçuí, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (20). Dentre os alvos, estão o prefeito do município, Dr. Wagner, e o secretário de Finanças, Helano Coelho.

Eles são pai e irmão, respectivamente, da deputada estadual do Maranhão, Dra. Vivianne Coelho.

Construtoras e pessoas ligadas ao gestor municipal também são investigadas por possível envolvimento no caso

As equipes foram divididas nas cidades de Uruçuí, base da operação, em Teresina, onde policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma construtora, como também em Timon e Balsas, no estado do Maranhão.

As investigações do GAECO, que contou com o apoio do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, apuram as práticas dos crimes de desvios de recursos públicos, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e a Prefeitura de Uruçuí.

O GAECO apontou existência de uma associação criminosa com o claro objetivo de desviar recursos públicos do Município de Uruçuí, o qual era executado com o direcionamento de licitações à determinada empresa utilizada pela organização criminosa, seguido de sua contratação com sobrepreço pelo prefeito Dr. Wagner. Após o pagamento da empresa, parte do recurso público era remetido, diretamente ou por meio de pessoas interpostas, para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.

Com informações do GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo