1 de mar. de 2023

Comissão de Educação traça diagnóstico de obras inacabadas no Maranhão

Comissão de Educação traça diagnóstico de obras inacabadas no Maranhão
Membros da Comissão de Educação reuniram-se para discutir a situação das obras inacabadas no Maranhão

Os parlamentares integrantes da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (1º), na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa, para discutir a elaboração de um relatório global acerca das obras paralisadas e inacabadas em todas as regiões do Maranhão.

Ao abrir a reunião, o presidente da Comissão de Educação, deputado Ricardo Arruda (MDB), fez uma explanação sobre algumas obras paralisadas em todo o estado com base em informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Arruda revelou que há cerca de 540 obras paralisadas ou inacabadas no estado. “A situação destas obras é bem mais crítica no Maranhão, que só perde para o estado do Pará”, afirmou o presidente da Comissão.

Ele acrescentou que é um grande desafio retomar pelo menos 89 obras paralisadas, mas que podem ser reiniciadas a qualquer momento, desde que para elas seja restabelecido o fluxo financeiro.

“Com um planejamento financeiro adequado e um assessoramento técnico às prefeituras, com certeza o cenário que se tem hoje no estado pode ser modificado”, declarou o deputado Ricardo Arruda.

Além do presidente Ricardo Arruda e do vice-presidente, Leandro Bello (Podemos), a reunião da Comissão de Educação contou também com a presença dos deputados Carlos Lula (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB) e Juscelino Marreca (Patriota).

O deputado Carlos Lula sugeriu que sejam aprofundadas as discussões e encaminhamentos sobre as obras paralisadas e inacabadas na área da educação, em todas as regiões do estado. Ele propôs também que o assunto seja tratado de forma conjunta pela Comissão de Educação e pela Comissão de Obras e Serviços Públicos da Casa, presidida pelo deputado Cláudio Cunha (PL).

Discussão

 O deputado Júlio Mendonça sugeriu que a discussão do assunto seja, também, compartilhada com a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Os deputados Leandro Bello, Juscelino Marreca e Cláudia Coutinho manifestaram todo o apoio à proposta de levantar a situação de cada uma das obras paralisadas para que, o quanto antes, possam ser retomadas.

“Acho que é inadiável este trabalho de aprofundar este levantamento de verdadeiros elefantes brancos – creches, escolas, quadras esportivas etc – que estão espalhados em diversos municípios. Daí a importância de um diagnóstico destas obras, para se avaliar a real situação de cada uma delas e lutar para que sejam retomadas e concluídas em benefício da população”, frisou Cláudia Coutinho.

Propósito

O presidente e o vice-presidente da Comissão foram enfáticos ao afirmar o propósito de um trabalho articulado com as demais comissões técnicas da Casa.

“Vamos trabalhar com uma postura propositiva, bastante participativa e democrática, para assegurar o sucesso dos nossos trabalhos. Tenho certeza de que eu e os demais pares vamos fazer um bom trabalho nesta Comissão, que será bastante atuante”, ressaltou Ricardo Arruda.

Dney Justino
Deputados da Comissão de Educação receberam membros da Academia Maranhense de Ciências
Deputados da Comissão de Educação receberam membros da Academia Maranhense de Ciências

Na reunião desta quarta-feira, a Comissão de Educação recebeu a visita dos dirigentes da Academia Maranhense de Ciências, que fizeram uma explanação sobre a história e a atuação da instituição, presidida pelo professor Henrique Mariano Costa do Amaral.

Também participaram da visita os professores Francisca Neide Costa (vice-presidente da Academia), Antônio Oliveira (secretário geral), André Santos da Silva Neto (diretor técnico), Dayse Maria Martins (segunda secretária) e Alan Kardek Gomes Pacheco Filho (tesoureiro geral). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo