21 de mar. de 2023

Maranhão tem alerta para temporal e ventos fortes de até 100 km/h

 Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. O aviso foi emitido na manhã desta segunda-feira e vale até às 10h de terça-feira (21).


São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Durante esse período há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.


As fortes chuvas que atingem o Maranhão têm provocado transtornos para moradores de vários municípios. Em Barra do Corda, um dos maiores açudes da região não suportou o volume d’água e se rompeu.


No município de Pedreiras, o nível do Rio Mearim subiu e está com mais de quatro metros acima do normal. O número de pessoas atingidas pelas inundações chega a quase mil. Cerca de 150 famílias estão desabrigadas e acolhidas em prédios públicos da cidade.


A situação também é crítica em Trizidela do Vale, onde foram registrados vários pontos de alagamentos. Em razão disso, a prefeitura do município disponibilizou seis abrigos, nos quais já estão 45 famílias.


Em Poção de Pedras, parte da cidade ficou debaixo d’água. Por causa da inundação, moradores fizeram uma “corrente humana” para se deslocarem. Depois que a água baixou, lama e sujeira restaram nas casas.


A cidade de Esperantinópolis tem registrado chuvas todos os dias, e cerca de 20 famílias estão desalojadas. As inundações em ruas e avenidas são provocadas, principalmente, pelo acúmulo de água nos igarapés – é a maior enchente dos últimos 20 anos. A cidade não tem Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o que piora ainda mais a situação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo