5 de abr. de 2023

Brandão inaugura primeiro Centro Especializado em TEA do Nordeste

O Governo do Maranhão inaugurou uma série de obras nesta terça-feira (4), em São Luís. Foram entregues novos equipamentos e unidades de prestação de serviços nas áreas da Segurança Pública, Saúde, Educação, Trabalho e Economia Solidária, Esporte e Lazer, além de espaço para atendimentos às mulheres negras.

“Quando eu reassumi o governo, em janeiro, lancei o desafio de entregarmos 300 novas obras nos primeiros 100 dias e, na verdade, no dia 10 de abril, teremos feito mais de 300 inaugurações no estado. São obras para melhorar e ampliar a qualidade dos serviços prestados à população”, destacou o governador Carlos Brandão.

Entre as obras entregues está o Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adultos com TEA. A unidade é a primeira do tipo de toda a região Nordeste e vai garantir que pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir dos 12 anos, tenham acesso a todo o acompanhamento necessário para o desenvolvimento das suas habilidades, além de uma vida mais autônoma.

“Nosso estado sai na frente, podendo fazer mais de 10 mil atendimentos por mês de forma humanizada e com acolhimento para as famílias”, informou o governador Carlos Brandão.

Casa TEA 12+

O acesso aos serviços da Casa TEA 12+, localizada no bairro da Cohab, será por meio de encaminhamento pela rede SUS, após atendimento em unidades de saúde das redes estadual e municipal. No caso das pessoas com suspeita de TEA, o espaço vai permitir o diagnóstico adequado. Quem já tiver o diagnóstico fechado poderá dar seguimento ao acompanhamento profissional.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, afirmou que a Casa TEA 12+ integra a rede estadual de assistência em saúde para atendimento especializado a um público com diversas especificidades. “Nós estamos garantindo inclusão e dignidade de atendimento para pessoas que, além de estarem passando por todas as transformações da adolescência, que já requer acompanhamento específico, também têm TEA e, portanto, vivenciam essas experiências de formas muito próprias. Por isso, precisam de cuidados ainda mais especializados”, disse.

Na unidade serão oferecidos atendimentos em neurologia, psiquiatria, psicologia, enfermagem, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física, assistência social, musicoterapia e arteterapia.

Poliana Gatinho, mãe do João, de 7 anos, disse que a Casa TEA 12+ trará mais segurança às famílias. “A gente está há muito tempo lutando e falando que autismo não acaba aos 12 anos. Não existia atendimento na rede pública para pessoas com autismo na adolescência e fase adulta. Mesmo na rede privada é muito difícil conseguir, além de ser muito caro. O atendimento para pessoas a partir dos 12 anos permite que este cidadão e suas famílias sejam acolhidos na sociedade”, comentou.

Para receber os pacientes e seus familiares, o imóvel onde agora funciona a Casa TEA 12+ passou por uma ampla reforma para garantir acessibilidade e conforto. Foi instalada rampa de acesso na porta de entrada e os espaços contam com sinalização para pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais. Também há elevador para acesso a todos os pavimentos e banheiros para uso por pessoas com deficiência em todos eles. E todas as salas foram totalmente adaptadas de acordo para a terapia e atendimento que serão realizados no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo