14 de abr. de 2023

Camarão e Lindoso se reúnem com Sinproesemma e reafirmam acordos

 

O governador em exercício Felipe Camarão se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma) nesta quinta-feira (13), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, para reafirmar os acordos firmados com a categoria para o fim da greve, fortalecer a harmonia institucional e debater a questão da segurança nas escolas.

No início da reunião, Felipe Camarão, acompanhado do secretário de Estado de Educação em exercício, Anderson Lindoso, destacou que este foi o primeiro diálogo entre o Governo do Estado e o Sinproesemma após a retomada das aulas nas escolas da rede estadual. “Fiz questão de receber o sindicato dos professores para restabelecer as relações com a categoria. Além disso, acho fundamental que o sindicato seja recebido pelo governador. Estou em exercício, mas este é também um convite do governador Carlos Brandão para que haja um diálogo aberto, permanente e harmonioso entre a gente”, afirmou.

O segundo ponto debatido foi o reajuste salarial de 11% que foi firmado para garantir o retorno das aulas na rede estadual de ensino público. “Já neste mês o reajuste começa a ser pago, inclusive, para os professores contratados, conforme acordado, reiterando o nosso compromisso com os professores do Estado”, frisou Felipe Camarão.

Em 30 de março, o Sinproesemma aceitou a proposta de reajuste salarial de 11% pago em duas parcelas, sendo 5,5% em abril e os outros 5,5% em julho. Além da pauta financeira, foram garantidas também as progressões, titulações e outros itens.

A terceira pauta da reunião foi a segurança nas escolas. Embora não tenha ocorrido nenhum ataque ou confirmação de ameaças em escolas públicas estaduais, o governador em exercício apresentou à diretoria do Sinproesemma um breve resumo da reunião realizada na terça-feira (12) com diversos órgãos do governo para prevenir ataques e incentivar a cultura de paz na rede estadual de ensino.

“Nós reunimos todas as forças de segurança do Estado e representantes de diversas secretarias como Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Juventude, Direitos Humanos, do Ministério Público, Poder Judiciário, Famem [Federação dos Municípios do Estado do Maranhão], e representantes das escolas da rede privada para debater esta questão, propor um plano de ação conjunto e integrado para ser entregue ao governador Carlos Brandão, que fará sua implantação”, informou.

Felipe Camarão aproveitou a ocasião para convidar o Sinproesemma a fazer parte da comissão que será formada para tratar do tema. “Este convite é também para tranquilizar os professores da rede estadual de ensino e demonstrar que o Governo do Maranhão está agindo para garantir a segurança de toda a comunidade escolar do nosso estado”, pontuou.

Raimundo Oliveira, diretor do Sinproesemma, avaliou de forma positiva a iniciativa do governador em exercício, Felipe Camarão. “Este é um momento importante para a gente celebrar o acordo firmado com o Governo do Estado e para reafirmar que não existe e nem pode existir rivalidade, inimizade entre o Sinproesemma e o governo, pois o que nós queremos é uma educação com cada vez mais qualidade no nosso estado”, disse.

Raimundo Oliveira também reafirmou a disposição do Sinproesemma para trabalhar em parceria com o Governo do Estado. “Estamos sempre abertos ao diálogo e este encontro representa o resgate de pautas importantes para nós. A participação no comitê vai nos aproximar ainda mais”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo