10 de abr. de 2023

Com viagem de Brandão, Felipe Camarão assume o governo na terça

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), irá assumir de forma interina o governo do estado na próxima terça-feira(11) e deve ficar no chefia do executivo estadual até o sábado(15).

Com a viagem do governador Carlos Brandão à China, a convite do presidente Lula,  o comando do Palácio dos Leões ficará a cargo de Camarão no período de 11 e 15 de abril.

Além do governador Carlos Brandão, mais quatro maranhenses estarão na comitiva: os deputados federais Fábio Macedo, que é líder do Podemos, e Cleber Verde(Republicanos); a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), e o ministro Juscelino Filho(União).

Lula viajará à China e a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O petista já teria ido a ambos os países no mês passado, não fosse o fato de ter sido acometido por uma pneumonia.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que acompanhará Lula na viagem, “tratativas importantes com as quais há muitos anos a gente sonhava devem se concretizar com a presença do presidente no território chinês”. Serão assinados quatro acordos para o agronegócio brasileiro.

Entre eles, a certificação digital, que, conforme o Mapa, deverá “tornar a tramitação mais rápida e confiável, diminuindo a burocracia para os exportadores brasileiros”. Segundo Carlos Fávaro, o acordo trará ganho relevante para o agro nacional, assim como outro, que Lula formalizará na viagem, que permite a operação direta entre real e o renminbi, a moeda chinesa, sem necessidade de dolarização.

Emirados Árabes Unidos

A viagem de Lula aos Emirados Árabes Unidos está prevista para 15 de abril. Na data, o presidente brasileiro cumprirá agenda de trabalho em Abu Dhabi. Ele se encontrará com o presidente do país, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Na ocasião, de acordo com o Itamaraty, “serão tratados temas da pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, transição energética, mudança climática e segurança mundial, além da atuação de Brasil e Emirados Árabes Unidos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, como membros não permanentes”.

Os EAU aparecem entre os três principais parceiros do Brasil no Oriente Médio, desde 2008. No ano passado, foi o principal destino das exportações brasileiras entre os países árabes. Em dezembro de 2003, Lula foi o primeito chefe de Estado brasileiro a visitar os EAU.

O retorno do petista ao Brasil, após a viagem desta semana está previsto para a manhã de 16 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo