4 de abr. de 2023

‘Momento histórico’, diz Neto Evangelista sobre inauguração da Casa TEA 12+

 

Atuante na defesa dos autistas, o deputado estadual Neto Evangelista, participou, nesta terça-feira (04), da inauguração do Centro Especializado de Atendimento ao Adolescente e Adulto com Transtorno do Espectro Autista (CASA TEA 12+), em São Luís. O equipamento foi entregue pelo Governo do Estado e começará a funcionar na próxima segunda-feira (10), ofertando serviços de saúde a pessoas autistas maiores de 12 anos.

Para Neto Evangelista, conquistas como essa tem acontecido graças ao movimento de pessoas que lutam pela causa, como pais e mães em sua maioria.

“Eles mostram ao poder público a necessidade de atender este mundo azul que é real, está crescendo muito, e precisa ser inclusivo. Confesso que toda luta que a gente tem travado na Assembleia Legislativa, como a garantia de laudo permanente, de sessão de cinema adaptada e a lei antifogos, conquistas que viraram lei, é graças ao movimento que se levantou e levou até nós essas demandas. Quando as pessoas dão as mãos, a gente consegue ajudar o próximo”, disse o parlamentar.

Neto Evangelista é autor de cinco leis em prol da causa autista no Maranhão. Dentre elas estão a Lei de n°11.805/22 que proíbe a soltura de fogos acima de 100dB em todo o estado, a Lei de n°11.465/21 que garante o laudo permanente para pessoas com TEA, e a de n°11.633/21, que obriga os cinemas de todo o estado a disponibilizarem pelo menos uma sessão mensal adaptada para pessoas com TEA.

CASA TEA 12+

O local irá oferecer serviço especializado terapêutico a adolescentes e jovens autistas, que poderão ter o diagnóstico TEA ou suspeita. O paciente deverá ser encaminhado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entra para a assistência e pode sair após um ano, ou entrar no serviço de refinamento de habilidades para trabalhabilidade e vida funcional autônoma.

No local haverá atendimento de Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Assistência Social, Musicoterapia e Arteterapia.

Texto: Brena Rodrigues/ASCOM Neto Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo