29 de mai. de 2023

Golpe dos nudes: polícia prende mais de 30 pessoas em operação no RS e em SC

 Polícia Civil realiza, nesta segunda-feira (29), uma operação contra integrantes de uma organização criminosa, que atua nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao menos 33 pessoas foram presas até o momento, segundo a polícia. grupo atuava aplicando o chamado “golpe dos nudes”, para lucrar e manter o tráfico interestadual de drogas e de armas. Segundo a polícia, o grupo contatava homens passando-se por mulheres muito jovens e que se diziam menores de idade. Para isso, eram utilizados perfis falsos em redes sociais, para conseguir fotografias das vítimas nuas ou seminuas. Conforme a polícia, o esquema contava com uma grande quantidade de material, como fotos, áudios e vídeos de adolescentes aliciadas, que eram enviados às vítimas.

Em seguida, os criminosos iniciavam uma série de extorsões. Para reforçar a farsa, eles se passavam por delegados de polícia do Rio Grande do Sul. segunda etapa do esquema incluía o recebimento de dinheiro, que era feito por pessoas também aliciadas pela organização. Os “laranjas” emprestavam contas e CPFs para depósitos bancários e eram remunerados pelas lideranças da organização. O dinheiro era distribuído entre os demais membros do grupo criminoso, remunerados de acordo com sua contribuição, até que a maior parte dos lucros obtidos retornasse para os responsáveis pelas extorsões.

Segundo a polícia, os líderes da organização sustentavam luxos, adquirindo veículos estrangeiros, efetuando pagamentos à vista, além de realizarem gastos com viagens e com compras de terrenos e imóveis. Parte dos criminosos participavam das operações de dentro do sistema penitenciário, utilizando as quantias para obter regalias nas cantinas dos presídios.

De acordo com o delegado Rafael Delvalhas Liedtke, as investigações iniciaram há mais de 11 meses, quando policiais civis da 2° Delegacia de Repressão ao Narcotráfico efetuaram a prisão em flagrante de criminoso no município de Cachoeirinha. No período investigado, o grupo fez pelo menos 80 vítimas, em 12 estados, e movimentaram cerca de R$ 450 mil.

Na operação desta segunda-feira, a polícia cumpre mandados de prisão, bloqueio de contas bancárias e apreensão de bens e valores em espécie. As ações ocorrem em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Tramandaí e Imbé, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, Ingleses e Carianos, em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo