22 de mai. de 2023

Maranhão concentra 263 vagas reservadas em edital do Mais Médicos

 ...

Maranhão é o terceiro representante do Nordeste com maior previsão de profissionais no Edital nº 4 do Mais Médicos, publicado nesta semana no Diário Oficial da União. Segundo o documento, o estado vai contar com 263 vagas, com profissionais previstos para atuar em 113 municípios maranhenses.

O edital prevê a adesão ou renovação de municípios e do Distrito Federal no programa e reserva 6.252 vagas para serem preenchidas em 2.074 municípios, das 27 Unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal. No Nordeste, o Maranhão fica atrás apenas do Ceará, que teve 330 vagas reservadas ao estado, e da Bahia, com 303 vagas.

Todos os 113 municípios previstos para receberem profissionais têm pelo menos uma vaga assegurada nesta fase do programa. Desse total, em 18 cidades o edital prevê mais de quatro vagas. A capital São Luís tem 13 profissionais previstos, seguida de Buriticupu, com dez; Timbiras e Vargem Grande, com oito; Alto Alegre do Pindare e Caxias, com sete; Buriti Bravo e Chapadinha, com seis; e Barra do Corda, Codó, Monção e Santa Luzia, com cinco.

Neste edital, 47% das vagas foram destinados a regiões de alta vulnerabilidade social, com 1.118 postos destinados a municípios de extrema pobreza e 1.857 para contemplar a categoria alta e muito alta de vulnerabilidade. Outras 666 vagas (10,6%) estão indicadas para municípios do G100, as cidades com mais de 100 mil habitantes e baixo rendimento per capita.

A prioridade no Mais Médicos é para profissionais formados no Brasil. Se sobrarem vagas, podem ser acionados brasileiros formados no exterior. Se ainda assim não forem preenchidos todos os postos, haverá espaço para médicos estrangeiros estabelecidos no Brasil e, por último, para médicos estrangeiros.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo