4 de mai. de 2023

Maranhão é o estado que tem o menor índice de médicos por habitantes

 

Por Olavo Sampaio, TV Mirante – O Maranhão é o estado com o menor incidente proporcional de médicos por habitante, segundo um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ao todo, o estado possui quase oito mil profissionais, o que representa um médico para cada grupo com mil habitantes. média nacional é de 2,56 por cada mil habitantes. No interior do Maranhão, a situação é ainda mais grave. A média de médicos por habitante vai para metade, sendo menos de um médico para cada mil pessoas.


“Essa falta absoluta de médicos em alguns locais ela se deve principalmente a questões estruturais. Não existe uma carreira de estado, que interiorize o médico, não existe medidas de trabalho adequadas. Há dificuldades quanto o uso de tecnologia mais recentes. E o ponto fundamental, existe uma insegurança jurídica na relação de trabalho da classe médica, com essas prestadoras de serviço, isso na maioria de prefeituras e serviços públicos, onde o atraso de pagamento é a rotina, onde o pagamento por meses a fio é um dos desafios para que você possa interiorizar esses médicos”, explica José Albuquerque, médico e presidente da Associação Médica Brasileira Seccional Maranhão.


Apesar do índice ser baixo, o número dobrou nos últimos 20 anos, devido ao crescimento acelerado de faculdades de medicina. Entretanto, apesar dos 12 cursos de medicina que possui, o Maranhão acompanhou esse crescimento.


“Mesmo com as necessidades existentes, ainda não é, não digo só a questão de atrativo, não oferece condições para que o médico exerça a profissão conforme o que é preconizado”, enfatiza Maria do Carmo, médica e professora de medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


Procurado, o Governo do Estado não se manifestou sobre a falta de médicos no interior do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo