21 de mai. de 2023

O novo xadrez político do Maranhão

 

As últimas eleições, aqui no Maranhão, não mostraram somente um cenário de ganhadores e perdedores. Confirmou também uma mudança no jogo político.

Neste complexo tabuleiro do jogo político, alianças e estratégias são lançadas e há sempre uma peça que se mantém discreta, no entanto, de suma importância. Assim como aconteceu no xadrez, onde cada movimento tem que ser calculado e planejado, essa peça (ou jogador) é figura de grande (e sutil) influência nos acontecimentos para preparar o Xeque-Mate final.

O articulador político e empresário Marcus Brandão mostrou-se ser, assim como acontece no xadrez, a rainha neste jogo do poder. Marcus foi capaz durante toda construção da candidatura do governador Carlos Brandão e outras peças importantes do grupo político, movimentar-se livremente entre os bastidores, costurando acordos e persuadindo outras peças importantes do jogo para alcançar o resultado esperado nas urnas e na construção de um time sólido.

Nos últimos dias, Marcus Brandão mostrou mais uma vez que antecipa os movimentos, analisa cenários e pesca oportunidades até então consideradas perdidas ou mesmo ocultas. Foi convidado pela deputada federal Roseana Sarney para assumir o comando do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no Maranhão. Esse movimento demonstra essa mudança no jogo político no estado.

A ascensão de Brandão, o irmão, à cacique partidário pode ser compreendida como consequência da sua própria atuação em cada nova mexida no tabuleiro político, o que o leva a uma posição de proeminência, mesmo que sua posição neste novo momento político seja menos evidente do que a de outras peças.

Conforme apurado por este que subscreve este artigo, a cadeira de presidente do MDB conquistada por Marcus Brandão não tem relação direta (nem mesmo indireta) com pretensões eletivas de alcançar, por exemplo, um cargo de destaque nas eleições de 2026. Acontece, no entanto, para consolidar os próximos passos de Carlos Brandão à frente do novo xadrez político no Maranhão.

Esses movimentos estratégicos chegam até a deixar os oponentes sem alternativas, presos a concepções que não fazem parte do objetivo dos movimentos discretos e certeiros.

Assim como o Xeque-Mate no xadrez, onde a vitória é garantida e o adversário não tem escapatória, Marcus mostrou-se indispensável, pois é capaz de influenciar os eventos políticos.

Portanto, é importante não subestimar o poder de uma peça discreta no jogo político. Assim como no xadrez, onde a rainha move-se elegantemente pelo tabuleiro, Marcus Brandão desempenha um papel fundamental, capaz de direcionar os destinos e selar o destino dos jogadores no palco político, garantindo, no fim, um Xeque-Mate incontestável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo